
Banco de alimentos do Ceasa-RJ-Foto:Luiz Barros-Ascom-Sedrap
O Banco de Alimentos no Mercado Produtor da Ceasa-RJ, foi inaugurado em Nova Friburgo hoje pela manhã
A cidade recebe hoje duas importantes frentes para o desenvolvimento e apoio aos profissionais dos segmentos da pesca e do abastecimento: a unidade da Fiperj e o Banco de Alimentos da Ceasa-RJ
O escritório da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro) da Região Serrana vai funcionar na Alameda Barão de Nova Friburgo, 131, no bairro de Olaria, , e atenderá pescadores, agricultores e produtores rurais de seis municípios: Sumidouro, Duas Barras, Bom Jardim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Petrópolis. O local oferecerá serviços como assistência técnica, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), certificação do pescado e acesso a linhas de crédito, cursos e palestras.
Lançado em 2011 no Mercado de Irajá, Zona Oeste do Rio, o Banco de Alimentos da Ceasa-RJ é um programa contra o desperdício e de combate à fome, resultado de convênio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a Sedrap, que tem a Ceasa-RJ em sua estrutura. Operando como central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas em perfeita condição para o consumo, o programa beneficia 30 mil pessoas de mais de 150 instituições de todo o estado.
O Banco de Alimentos do Mercado Produtor da Região Serrana vai atender 11 municípios: Nova Friburgo, Teresópolis, Sumidouro, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Sapucaia, Cantagalo, Carmo. Duas instituições já foram cadastradas: a Apae-Nova Friburgo e a AFAP (Associação Friburguense de Amigos e Pais Excepcionais).
A chegada do Banco de Alimentos ao mercado de Nova Friburgo marca a conclusão da expansão do programa, iniciado há um mês no Mercado de São Gonçalo, em Colubandê, e que prosseguiu nos mercados do Médio Paraíba (em Paty do Alferes, atendendo também ao Centro-Sul), Norte Fluminense (em São José de Ubá, município do Noroeste) e Noroeste Fluminense (Itaocara). O mercado da Região Serrana fica em Conquista, no quilômetro 47,5 da RJ-130 (Rodovia Friburgo-Teresópolis). Instituições interessadas em se cadastrar devem encaminhar ofício à Presidência da Ceasa-RJ com cópias dos documentos necessários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2333-8228.