PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Instalação de torres insere região rural de Nova Friburgo em novo patamar das telecomunicações

Centenário-Foto: Divulgação

Instalação de torres insere região rural de Nova Friburgo em novo patamar das telecomunicações


Além da localidade rural de Centenário, outras duas regiões de Nova Friburgo receberão torres para transmissão de telefonia celular: Conquista e Mury

Além da localidade rural de Centenário, outras duas regiões de Nova Friburgo receberão torres para transmissão de telefonia celular: Conquista e Debossan, em Mury. A notícia foi confirmada após uma reunião do prefeito Rogério Cabral com representantes da operadora TIM, sexta-feira, 14 de agosto. Centenário será a primeira região a receber a torre, num prazo aproximado de 15 dias. Em seguida, a segunda torre será construída em Conquista, quase que simultaneamente com Debossan. Amparo e São Pedro da Serra também estão nos planos da operadora, que irá instalar antenas nas torres já existentes nesses locais, no sistema de compartilhamento previsto pela Anatel - Agência Nacional de Telefonia.

O licenciamento para a instalação e construção das torres foi dado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para duas das três torres. A terceira aguarda os trâmites legais para o licenciamento, por parte do INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, os estudos de solo e a sondagem para as fundações da estrutura das torres foram concluídas.
 
A torre em Centenário irá beneficiar diversas regiões na Zona Rural, como Três Picos, São Lourenço, Santa Cruz, Salinas e Barracão dos Mendes. A instalação foi planejada num centro geográfico estratégico, que permitirá sinal entre o CEASA de Nova Friburgo e São Lourenço. A segunda torre, em Conquista, também fica num ponto estratégico, que terá alcance em Vieira, Campo do Coelho, Salinas, entre outras localidades próximas.
 
A instalação e construção das estruturas deve ocorrer num prazo de 15 dias, sendo que a entrega das torres deve ser em 60 dias. A operadora, segundo um engenheiro da secretaria de Meio Ambiente, precisa de mais 20 dias para instalar sua antena e fazê-la funcionar.
 
A iniciativa de trazer essas torres para a Zona Rural é uma antiga reivindicação dos produtores rurais de Nova Friburgo. O prefeito Rogério Cabral e o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Damázio, trabalharam para que esse setor fosse atendido.
 
Desde janeiro desse ano, várias reuniões foram realizadas entre a Prefeitura e a Operadora TIM. Durante essas reuniões, foi discutida a necessidade de se alterar a legislação municipal e adequá-la ao novo Código Florestal e ao novo Código da ANATEL, para ampliar o serviço através de um modelo de lei que já existe em diversas regiões do país.
 
Apesar de Nova Friburgo ter 82 antenas, o sinal de telefonia celular não abrange diversas partes da cidade. Mas, a partir de agora, áreas rurais do município que sofrem com a falta do serviço, como Santa Cruz e Salinas, que não contam com sinal de nenhuma operadora, não terão mais esse problema.

PUBLICIDADE

Publicidade