Além da localidade rural de Centenário, outras duas regiões de Nova Friburgo receberão torres para transmissão de telefonia celular: Conquista e Debossan, em Mury. A notícia foi confirmada após uma reunião do prefeito Rogério Cabral com representantes da operadora TIM, sexta-feira, 14 de agosto. Centenário será a primeira região a receber a torre, num prazo aproximado de 15 dias. Em seguida, a segunda torre será construída em Conquista, quase que simultaneamente com Debossan. Amparo e São Pedro da Serra também estão nos planos da operadora, que irá instalar antenas nas torres já existentes nesses locais, no sistema de compartilhamento previsto pela Anatel - Agência Nacional de Telefonia.
O licenciamento para a instalação e construção das torres foi dado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para duas das três torres. A terceira aguarda os trâmites legais para o licenciamento, por parte do INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, os estudos de solo e a sondagem para as fundações da estrutura das torres foram concluídas.
A torre em Centenário irá beneficiar diversas regiões na Zona Rural, como Três Picos, São Lourenço, Santa Cruz, Salinas e Barracão dos Mendes. A instalação foi planejada num centro geográfico estratégico, que permitirá sinal entre o CEASA de Nova Friburgo e São Lourenço. A segunda torre, em Conquista, também fica num ponto estratégico, que terá alcance em Vieira, Campo do Coelho, Salinas, entre outras localidades próximas.
A instalação e construção das estruturas deve ocorrer num prazo de 15 dias, sendo que a entrega das torres deve ser em 60 dias. A operadora, segundo um engenheiro da secretaria de Meio Ambiente, precisa de mais 20 dias para instalar sua antena e fazê-la funcionar.
A iniciativa de trazer essas torres para a Zona Rural é uma antiga reivindicação dos produtores rurais de Nova Friburgo. O prefeito Rogério Cabral e o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Damázio, trabalharam para que esse setor fosse atendido.
Desde janeiro desse ano, várias reuniões foram realizadas entre a Prefeitura e a Operadora TIM. Durante essas reuniões, foi discutida a necessidade de se alterar a legislação municipal e adequá-la ao novo Código Florestal e ao novo Código da ANATEL, para ampliar o serviço através de um modelo de lei que já existe em diversas regiões do país.
Apesar de Nova Friburgo ter 82 antenas, o sinal de telefonia celular não abrange diversas partes da cidade. Mas, a partir de agora, áreas rurais do município que sofrem com a falta do serviço, como Santa Cruz e Salinas, que não contam com sinal de nenhuma operadora, não terão mais esse problema.