PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Nesta noite tem chuva de meteoros: a partir das 23h deverá ser possível observar o belo fenômeno.

Nesta noite tem chuva de meteoros: a partir das 23h deverá ser possível observar o belo fenômeno.


A "Perseidas" é uma das mais famosas chuvas anuais de meteoros e vai atingir seu ápice na noite desta quarta-feira (12).

Entre a noite desta quarta-feira (12) e a madrugada de quinta-feira (13) ocorre a famosa Perseidas ou também conhecida como Perséiades. O apogeu do fenômeno deve acontecer a partir das 4h e promete mais de dez meteoros por hora

A chuva de meteoros é associada a passagem do cometa Swift-Tuttle.  Durante a passagem do cometa um rastro de material deixado dá origem à chuva de meteoros, este rastro é conhecido como nuvem Perseida que é gerado na passagem de Swift-Tuttle próxima ao Sol. 

A melhor observação ocorre no Hemisfério Norte, onde devido o ângulo de observação são esperados uma taxa de até 200 meteoros por hora. No Brasil sempre é difícil observar a Perseidas, mas as melhores áreas para observação ficam no Norte e Nodeste onde há a possibilidade de até 95 meteoros por hora. Já sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste devido o ângulo para observação a taxa de meteroros por hora pode chegar no máximo aos 30. Para observação é necessário achar a constelação de Perseu, que estará ao norte próxima a constelação do Cocheiro. Como as áreas mais ao sul fazem com que a constelação de Perseu fique cada vez mais baixa, as áreas do Norte e Nordeste terão um melhor ângulo de observação.Os admiradores destes fenómenos no céu não vão necessitar da ajuda de qualquer material específico para a observação e são aconselhados pelos especialistas a ir para o campo, para uma área sem a influência das luzes das cidades. 

Nova Friburgo :  um dos  melhores pontos de observação do céu do  país,  segundo a revista  Galilleu

A revista Gallilleu de outubro de 2014, na tentativa de facilitar a vida de quem gosta de admirar as estrelas, listou as dez cidades brasileiras ideais para a observação do céu, segundo especialistas e Nova Friburgo está entre uma delas.

Pesquisadores e astrônomos indicam que os melhores pontos normalmente estão localizados a mais de 50 km dos grandes centros urbanos; como também sugerem que evitem cidades litorâneas, pela grande quantidade de nuvens. Segundo  Observatório Nacional, algumas dicas podem ajudar na hora de procurar os corpos brilhantes do espaço. Fugir de ambientes com muita luz artificial, grande atividade industrial ou muito trânsito pode ser uma boa; procurar locais altos e frescos também. 

 

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade