PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Programa e aplicativo

Programa e aplicativo " Nova Friburgo Cidade Inteligente" vão ser inaugurados no dia 07 de agosto.


Com 32 câmeras que vão de Conselheiro ao Cônego,os objetivos principais são monitorar a segurança da população e avaliar melhorias para o trânsito.

Com o objetivo de desenvolver e gerenciar ações nos campos da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, inserindo o Município de Nova Friburgo no cenário nacional de Cidades Inteligentes e Humanas, o Poder Municipal inaugura o Programa "Nova Friburgo Cidade Inteligente" na sexta-feira, 7 de agosto, em cerimônia que será realizada às 11 horas, na sua Central de Operações localizada na Avenida Alberto Braune, 224 (prédio da Oi). O governador Luis Fernando Pezão já confirmou presença na cerimônia.
 
O programa, de competência da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo, gerenciará a estrutura disponibilizada ao município pelo Projeto Nova Friburgo Cidade Inteligente, originalmente desenvolvido pelos Professores Gil de Carvalho (Coordenador) e Joaquim Teixeira de Assis do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/UERJ com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
 
Sistema de Monitoramento da Cidade 
A estrutura do programa dedicada ao monitoramento do município contempla a Central de Operações, 25,5 Km de rede de fibra óptica e circuito de videomonitoramento com 32 câmeras instaladas do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo Centro até a Ponte da Saudade.
 
A Central funcionará 24h por dia, sete dias na semana, recebendo, em sua sala de monitoramento, as imagens das 32 câmeras. Nesta sala estarão funcionários treinados das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia, Ordem e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e policiais militares do 11° BPM de Nova Friburgo. No andar superior da central estão as salas de gestão e de crise.
 
De acordo com a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Professora Eliana Amil, o monitoramento por câmeras atuará em duas frentes principais: segurança e trânsito. "Ajudará muito na questão da segurança. Fizemos um teste piloto no Carnaval e, segundo relatos da Polícia Militar, foi um dos carnavais mais tranquilos, pois, quando se via qualquer anormalidade, as viaturas eram acionadas. O mesmo ocorreu com a mobilidade urbana", afirmou. Para a secretária, a partir da ativação da central de monitoramento, as retenções e os horários de pico do trânsito da cidade poderão ser melhor avaliados e as soluções estudadas e aplicadas.  
 
O aplicativo cidade inteligente
Ainda dentro do Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior desenvolveu um aplicativo aos moldes do "1746" e "Olhos da Cidade"que já funcionam na cidade do Rio de Janeiro. Em 7 de agosto, como parte da cerimônia de inauguração, o aplicativo Cidade Inteligente também será lançado.
 
De acordo com Eliana Amil, o aplicativo "Cidade Inteligente" possibilitará um novo meio de comunicação entre a população e o governo municipal. O usuário baixa o aplicativo em seu dispositivo e onde quer que esteja pode enviar registros para a central informando, por exemplo, uma queda de árvore ou um acidente de trânsito e acompanhar como está sendo o atendimento. Com essa participação da população, poderemos adotar as ações necessárias de forma mais rápida acionando as secretarias municipais, os bombeiros ou a polícia”.

PUBLICIDADE

Publicidade