
Nova Friburgo por Regina Lo Bianco
4 motivos para escolher Nova Friburgo para passar o inverno.
A cidade é o refúgio perfeito para curtir a sofisticação e o aconchego da estação.
Nova Friburgo tem seu território tomado por um belo cenário natural; são trilhas, cachoeiras, mirantes, poços de águas cristalinas, montanhas e picos que atraem para a cidade, os amantes da natureza. Os colonizadores suíços e as fortes influências de todos os colonizadores que passaram por aqui deixaram suas marcas registradas na gastronomia da suíça brasileira. São diversas opções de pratos e cervejarias artesanais espalhadas por toda a cidade, que fazem a alegria de quem decide desbravar os encantos da região. Se Nova Friburgo não está na sua lista de viagem para o inverno, listamos alguns motivos que vão fazer você querer preparar já as malas e subir a serra.
Eventos como o Festival SESC de Inverno, Festival do Chocolate e a Fevest:
O Festival Sesc de Inverno vai de 24 de julho a 2 de agosto. Serão dez dias consecutivos de festa, incluindo dois fins de semana, com música, teatro, dança, literatura, cinema, artes visuais, workshops, lançamentos de livros, palestras, seminários ocupações, intervenções e oficinas, oferecendo ao associado Sesc e ao público em geral uma programação de qualidade, com 80% de atrações gratuitas, as demais terão preços populares. As atividades têm apoio das prefeituras locais e serão realizadas em diversas localidades para aproximar e oferecer cultura ao público de vários pontos de cada município. A programação completa e detalhada de cada cidade serrana pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br.
As principais tendências para a temporada de primavera/verão 2016 serão apresentadas na 25ª FEVEST - Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, que acontece no Nova Friburgo Country Clube, entre os dias 02 e 04 de agosto. Considerada a maior feira de lingerie da América Latina, a FEVEST reunirá, este ano, cerca de 100 expositores entre confeccionistas e fornecedores. Além de lançar tendências, Nova Friburgo é reconhecida como a Capital Brasileira da Moda Íntima por ser o maior polo fabricante de lingerie do Brasil e, a FEVEST, o principal evento de negócios do setor. Mais informações: www.fevest.com.
Também no início de agosto, friburguenses e turistas podem desfrutar do Festival do Chocolate da Chocolataria Suíça, no complexo da Casa Suíça. (na RJ 130 que liga Nova Friburgo-Teresópolis, em Conquista). Entre as especialidades da casa, estão as trufas de vários sabores. O diferencial dos produtos da Chocolataria Suíça é o uso exclusivo de chocolates Nestlé, o sabor é admirado por visitantes de todo o Brasil. O Festival de chocolate acontecerá nos dias 01 e 02 de agosto. Para mais informações: www.frialpalimentos.com ou (22) 2529-4220 / 2529-4000. A entrada é franca e as visitas podem ser feitas das 11h às 19h.
O charme dos distritos de Lumiar e de São Pedro da Serra:
A apenas 30 km do Centro de Nova Friburgo estão os distritos de Lumiar e de São Pedro da Serra, belos e bucólicos refúgios escondidos entre as altas montanhas da região. Tranquilos e acolhedores, eles são procurados por turistas e friburguenses que buscam dias de descanso em meio à natureza. Ao caminhar pelas simples e aconchegantes ruas dos locais, lojinhas de artesanato de muito bom gosto tornam o passeio ainda mais agradável. A culinária também não deixa a desejar: pizzas com massa de aipim e restaurantes com influência dos colonizadores do município. As pousadas são encantadas e é possível encontrar das mais simples que oferecem acomodações aconchegantes e banho de rio às mais sofisticadas com aposentos com lareira, ofurô entre outros itens. Para quem gosta de adrenalina e esportes de aventura o encontro dos rios Bonito e Macaé, em Lumiar, forma corredeiras perfeitas para a prática do rafting e da canoagem.
Um circuito gastronômico de dar água na boca:
O rico circuito gastronômico da cidade deve estar no roteiro de quem visita a cidade, para que o tour por Nova Friburgo seja completo. Basta conferir alguns cardápios para ver que os colonizadores suíços deixaram marcas de sua passagem pela região. São diversas opções da cozinha alemã e suíça, além de trutas e carnes de caça. Para acompanhar os pratos, uma seleção infindável de cervejas artesanais produzidas na cidade para os apreciadores da bebida ou para quem preferir de vinhos. É no distrito de Mury, o polo gastronômico de Friburgo, que está a maior parte dos restaurantes, mas em todos os seus cantinhos é possível encontrar ótimas opções.
A natureza, que fica ainda mais exuberante na estação mais fria do ano:
As atividades em meio à natureza são imperdíveis para quem quer desfrutar do que Nova Friburgo tem de melhor a oferecer. E tem opções para todos os gostos, idades e faixa etárias: caminhadas, escaladas, canoagem, moutain-bike, rafting, off-road, banhos em piscinas naturais, cachoeiras e voo livre. Para quem gosta de caminhadas (nível pesado) e quer ter uma vista privilegiada de Nova Friburgo, a dica é o Pico do Caledônia, com 2.257metros de altitude, é a segunda maior elevação da Serra do Mar (que começa em Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro). Se o dia estiver limpo e ensolarado, do cume, é possível ver até mesmo as praias da Região dos Lagos. São cerca de duas horas de caminhada e mais uma escalada de mais de 500 degraus para ter acesso a essa vista de tirar o fôlego.
O Parque dos Três Picos, localizado em Salinas é o maior parque do estado do Rio de Janeiro, abrangendo as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim e Guapimirim. No local é possível acampar e no inverno o turista ou friburguense que amanhecer no local provavelmente irá se deparar com geada. O Pico Maior é a maior elevação da Serra do Mar com 2.366 metros. O local é a terra da escalada tradicional do Brasil.
Parada imperdível para turistas e friburguenses, o Jardim do Nêgo é um espetáculo a parte pela beleza e exclusividade das esculturas. O artista cearense Geraldo Simplício transformou o terreno da casa onde mora - no Campo do Coelho - em um jardim que é uma verdadeira exposição de obras de artes a céu aberto. Nêgo veio do Ceará em 1981 e mora sozinho no local há mais de 30 anos. No jardim é possível encontrar uma arte única e singular: o visitante tem a oportunidade de admirar os detalhes de esculturas, todas feitas de barro e revestidas de musgo; os barrancos do sítio foram tomando forma através das mãos e dos traços perfeitos do artista que esculpe tudo em detalhes. Nêgo faz as esculturas com as próprias mãos, utilizando apenas o barro. Para fazer os detalhes, ele usa os dedos como ferramenta. Artista nato, as obras de arte do Nêgo são únicas em todo o mundo e reconhecidas em vários países. O Jardim do Nêgo fica no Km 55° da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis; direção Teresópolis) - Campo do Coelho - Nova Friburgo - RJ. O telefone para contato é (22) 2543-2253. Horário de funcionamento: Domingo a Domingo de 08h ás 17h.