
Produção de Hortaliças-Foto: Paulo Filgueiras
Nova Friburgo é um dos principais pólos da agricultura orgânica da Região Serrana e um dos maiores produtores de hortaliças do Estado
Depois do desastre de 2011 que destruiu quase totalidade das plantações agrícolas da cidade, a recuperação de milhares de agricultores e a retomada da liderança na produção agrícola do Estado nos últimos anos foi total
Nova Friburgo retomou a posição de Pólo Agrícola. Catorze pontes rurais (com vão até 10 metros) foram recuperadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, o que representou a recuperação da capacidade produtiva de mais de mil famílias de agricultores. Depois do desastre de 2011, foram investidos R$ 62 milhões na reconstrução das áreas rurais dos municípios da Região Serrana atingidos pelas chuvas (Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal). São recursos do Governo do Estado, do Banco Mundial e do Governo Federal. Os municípios que receberam o maior volume de verba do Programa Rio Rural Emergencial foram, respectivamente, Nova Friburgo e Teresópolis; os municípios mais atingidos da Região Serrana. Os recursos financeiros repassadas ao produtor atingido foram liberados 4 meses depois da tragédia.
Segundo dados do Programa Rio Rural-Região Serrana, Nova Friburgo tem atualmente 1.820 agricultores. Segundo dados do Ibraflor, R$ 576 milhões foram gerados pela produção fluminense de flores e plantas ornamentais. A evolução na floricultura em Nova Friburgo e em todo o estado do Rio de Janeiro é fruto da modernização das técnicas de cultivo, diversificação da produção regional e da oferta de crédito para investimento e custeio. Ainda segundo o programa, o estado do Rio é o segundo maior produtor de flores de corte do país e Nova Friburgo é o maior produtor do estado. A produção de flores no município fica em Vargem Alta, Colonial 61 e no Stucky.
A cidade atualmente também é destaque na fruticultura com a produção de caquis na localidade de Janela das Andorinhas e de morangos em Campo do Coelho, terceiro distrito de Nova Friburgo. O distrito de Amparo responde pela produção de goiabas e o distrito de São Pedro da Serra pela produção de bananas.
A produção de Olericultura (hortaliças) está concentrada em várias propriedades da zona rural da cidade. O município também é responsável por grande parte da produção da agroindústria do Estado e da agricultura orgânica ; o cultivo de verduras e legumes orgânicos de Nova Friburgo é um dos maiores da Região Serrana.