Foto: Regina Lo Bianco
05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente e aniversário do Parque Estadual dos Três Picos.
Criado em 05 de junho de 2002, o Parque é a maior Unidade de Conservação ambiental de Proteção Integral do Estado.
Emoldurada pela Mata Atlântica, Nova Friburgo oferece passeios que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais e é rodeada por belas montanhas. São mais de dez picos que formam um dos mais belos cenários do Estado. Em destaque, o Parque Estadual dos Três Picos, um dos principais atrativos da cidade e da região.
Criado em 05 de junho de 2002, o Parque é a maior Unidade de Conservação ambiental de Proteção Integral do Estado, abrangendo cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim; cerca de dois terços encontram-se em Cachoeiras de Macacu, e o restante entre os outros municípios. Em Nova Friburgo, o Parque está localizado em Salinas, área rural da cidade.
Medições realizadas recentemente pelo doutor em geociências, Antonio Paulo Faria, confirmaram que o Pico Maior (2.366 metros homologada no IBGE antes com altitude estimada em 2.315 metros) no Parque Estadual dos Três Picos é a montanha mais alta da Serra do Mar (que começa em Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro). Em segundo lugar ficou o Caledônia (2.257 metros), também em Nova Friburgo.
Um pequeno guia do que se fazer no local :
Escaladas: o parque é um dos mais importantes pontos de escaladas do Brasil. Destaque para o Pico Maior.
Observação do Céu: Para quem gosta de observar o céu, o local é um verdadeiro convite. Longe da iluminação artificial e a cerca de mil metros de altitude, é possível ter uma visão privilegiada das estrelas.
Caminhadas e Ecoturismo: Opção para todos os gostos: desde pequenos passeios até caminhadas de nível médio a difícil. Da entrada do parque, uma primeira caminhada de uma hora leva ao Vale dos Deuses, ótima área para se acampar e curtir a natureza.
Gastronomia: Em Nova Friburgo, o parque conta com dois restaurantes: um que oferece uma deliciosa comida feita no fogão à lenha e outro, especializado em trutas.
-O restaurante João e Maria oferece comida caseira feita no fogão à lenha.
Como chegar: Para quem vem de Nova Friburgo, entrar à esquerda depois do CEASA. São cerca de 16 km de estrada asfaltada até o restaurante. O local funciona de terça a domingo das 11:30 às 15:30.
-O restaurante Arco Íris é especializado em truta. O proprietário do estabelecimento tem tanques para a criação do peixe no próprio local. O horário de funcionamento é de 12h às 19h às sextas, sábados, domingos e feriados.
Como chegar: Seguindo pela estada de São Lourenço, entrar na direção do Instituto Ibelga. Após a entrada do Instituto, seguir por mais 2 km e virar à esquerda. Informações (22) 2543-3666 ou (22)992237168 .
Principais trilhas da região
Cabeça de Dragão: linda caminhada para o cume da montanha (2.082 m). Proporciona uma bela vista das pedras do Pico Maior, Capacete e Caixa de Fósforo além dos vales do Jaborandi e Frades.
Duração aproximada: 2 horas de caminhada
Pico Menor (1.900 m): A trilha é muito difícil, com trechos íngremes. Do cume da montanha é possível admirar o mar.
Duração aproximada: 3 horas
Mirante do Capacete: Também conhecida como Rodolfo Chermond (lendário montanhista do Rio de Janeiro) a caminhada leva à base da montanha do Capacete de Salinas (2.197 m). Do topo avista-se todo o Vale dos Três Picos, além da Serra do Caledônia.
Duração aproximada: 1 hora e meia
Vale dos Deuses: Caminhada moderada pelo belíssimo vale entre as montanhas ado Capacete e Cabeça de Dragão. Vários córregos são cruzados e avista-se a Pedra da Caixa de Fósforos.
Duração aproximada: 1 hora
Pedra da Caixa de Fósforo: A longa caminhada passa por dentro do Vale dos Deuses e após curto e íngreme trecho, chega-se à base da pedra - em forma de caixa de fósforos.
Duração aproximada: 2 horas
Pedra da Mariana: Belo caminho para atingir o topo da Pedra da Mariana, de onde se avista o Vale dos Três Picos, a Serra da Caledônia e a Fazenda Campestre.
Duração aproximada: Uma hora e meia.
Como começo das caminhadas, o ponto de partida é a localidade conhecida como "Casa do Português" com altitude de 1.570 metros. Quem for fazer as caminhadas e não conhece o local, aconselhamos que os trajetos sejam feitos com guias.
Onde obter informações sobre o Parque:
O parque funciona diariamente entre 8h e 17h, a entrada é franca.
Para quem quiser solicitar guias cadastrados e informações, a sede administrativa do Parque fica em Cachoeiras de Macacu e funciona das 9h às 17h. O telefone é (21) 2649-6847.
Como chegar no Parque
Tomar a RJ 130, (estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis). Seguir por Campo do Coelho (3° distrito de Nova Friburgo); passar a Queijaria Suiça, em Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, estará o Mercado do Produtor Rural (Ceasa). Neste ponto, diminuir a velocidade pois, logo em seguida, antes da próxima curva, haverá a entrada para os Três Picos, à esquerda - há uma placa com os dizeres "Barracão do Mendes, Salinas, Ibelga, Circuito Três Picos". Daí, seguir a partir da indicação acima. Boa chegada!
Para quem quer ir de ônibus, a linha São Lourenço sai praticamente de hora em hora do Terminal de Integração no Centro de Nova Friburgo. Para outras informações, o telefone da rodoviária urbana é (22) 2523-1890.