
Maloca de Livros-Foto: Divulgação
Uma minibiblioteca livre para facilitar o acesso a leitura. Você conhece a Maloca de Livros?
O projeto é inovador e promete facilitar o acesso aos livros, incentivando a prática da leitura entre os friburguenses.
O projeto é inovador e promete facilitar o acesso aos livros, incentivando a prática da leitura entre os friburguenses. Através de uma minibilbioteca montada na entrada de um conhecido restaurante em um ponto central da cidade, é possível uma troca enriquecedora: quem passar por lá pode desapegar e deixar um livro que já tenha lido e em troca, pode levar outro para ler em casa. O projeto que já funciona no local desde o final de janeiro deste ano foi idealizado pela Professora Universitária Jurema Rangel:
"Em 30 de janeiro, coloquei em prática uma ideia que vinha sendo acalentada. Começou a funcionar a Maloca de Livros ! A minha iniciativa está relacionada com a paixão pelos livros.Minha mãe costumava ler livros para mim ao dormir e desde então, o livro tornou-se meu companheiro. A ideia de minibibliotecas livres é relativamente nova, mas já tem bastante visibilidade no estrangeiro e várias iniciativas no Brasil. A intenção é desburocratizar o acesso ao livro, democratizar a leitura, difundir o conhecimento por meio de uma corrente de leitores solidários. Meu propósito é incentivar a leitura, estimular aqueles que gostam de ler, ajudar aqueles que não dispõem de facilidades para adquirir livros.'' afirma ela.
A Maloca de Livros funciona no Restaurante Oca Maloca Downtown que cedeu espaço para a iniciativa que se alimenta da solidariedade daqueles que se desapegam de seus livros e doam para que outros os leiam. Tirando os livros didáticos ou acadêmicos, qualquer tipo de livro pode ser doado e o melhor de tudo é que não há qualquer formalidade para o interessado retirar um livro.
O projeto tem uma página no facebook: https://www.facebook.com/malocadelivros?fref=ts. O Oca Maloca Downtown fica na Praça Dermerval Barbosa Moreira s/n- Wilisau Center. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 11h às 15 h. Contato: junorangel@gmail.com.