PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Curiosidade:o primeiro concerto de Villa Lobos, o maior compositor brasileiro, foi em Nova Friburgo.

Curiosidade:o primeiro concerto de Villa Lobos, o maior compositor brasileiro, foi em Nova Friburgo.


O extinto " Theatro Leal " foi escolhido pelo compositor e maestro para a estreia mundial de um recital com obras de sua autoria.

Muita gente não sabe mas no dia 29 de janeiro de 1915 foi realizado o primeiro concerto do maior maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, no extinto Theatro Dona Eugênia, que ficava na Rua General Câmara, atual  Augusto Spinelli, no Centro de Nova Friburgo. O espetáculo marcou a estreia de Villa-Lobos como compositor.

O primeiro recital com obras de sua autoria foi realizado com a presença de sua esposa- Lucília Villa-Lobos- no piano e o compositor no violoncelo. Na importante noite,  que contou também com a presença do flautista Agenor Bens, foram apresentadas composições próprias  e de grandes mestres da música internacional. Já naquela época o compositor causava inquietação aos criticos pela influência da  música clássica européia e o folclore brasileiro transformado em um clássico, segundo a crítica da época até então,os ouvidos mais afinados não haviam experimentado tamanha intensidade em ornamentação orquestrada. O compositor costumava dizer que:  "Minha música é natural, como uma cachoeira".

O concerto de estreia em Nova Friburgo fez tanto sucesso que motivou outro logo depois, no dia 02 de fevereiro, desta vez no extinto Cinema Odeon, que ficava na Praça XV de Novembro, atual Praça Getúlio Vargas. Dias depois, ainda em Nova Friburgo, Heitor Villa-Lobos viria a compor e executar seu primeiro Quarteto de Cordas. A audição aconteceu na residência do maestro Homero de Sá Barreto, na Rua General Osório.

Dia 5 de Março é comemorado o Dia Nacional da Música Clássica, data de nascimento do grande compositor brasileiro de Música Erudita, Heitor Villa-Lobos, nascido no Rio de Janeiro em 1887 e falecido em 1959. Villa-Lobos alcançou grande reconhecimento nacional e internacional. Vale ressaltar que o maestro e compositor era um defensor apaixonado da música e cultura popular brasileira, um grande brasileiro e inigualável maestro e compositor carioca.

PUBLICIDADE

Publicidade