
A sinfônica Euterpe em sua apresentação na Final da Maratona estadual, no teatro João Caetano (Rio), dez de 2013
Listamos 10 fatos históricos, peculiaridades e curiosidades sobre Nova Friburgo.
Prestes a completar 197 anos, a cidade guarda tesouros, segredos e singularidades que encantam turistas e friburguenses
1-A Euterpe Friburguense é a banda civil mais antiga do Brasil
Em 1858, um navio da marinha portuguesa deixou Lisboa com destino a Buenos Aires. Já em alto mar a tripulação foi surpreendida por uma forte tempestade. Samuel Antonio dos Santos; oficial músico e regente da Banda de Fuzileiros Navais, católico fervoroso, devoto de Santo Antônio rogou então a Deus pela vida de todos e em troca prometia, que na primeira cidade em que aportasse, pediria baixa da marinha e fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor a Santo Antônio. Em 26 de fevereiro de 1863, ele se uniu a pessoas influentes de Nova Friburgo e fundou a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, tendo como primeiro presidente o Barão de Nova Friburgo.A segunda promessa se concretizou em 13 de junho de 1884, com a inauguração da capela de Santo Antônio, no Suspiro, fundada com recursos obtidos pela diretoria da Euterpe.
Além de ser a mais antiga do país, a Banda Euterpe Friburguense participou do comício de encerramento da campanha vitoriosa de Juscelino Kubitscheck a presidência da república em 1955, em Nova Friburgo. Depois de eleito, Juscelino tornou-se presidente de honra da Euterpe, sócio contribuinte e honorário até falecer em agosto de 1976. A filha do ex-presidente esteve, no ano passado, na festa de 150 anos da banda, ocasião em que recebeu uma homenagem.
Em 151 anos de atividades ininterruptas, completados em 26 de fevereiro, a Euterpe Friburguense (nome em homenagem à deusa-musa grega, patrona da música e das artes) é a banda de música civil mais antiga do Brasil. Com um total de 160 integrantes, sendo 80 alunos na escola de música Samuel Antonio dos Santos (homenagem ao fundador), 25 membros na Banda Escola e outros 55 na Banda Sinfônica. O maestro titular é Nelson José da Silva Neto e sua Escola de Música (o primeiro curso profissionalizante do município) conta com todos os cursos de instrumento de sopro e percussão, além da prática coral. Todos eles estão abertos à comunidade e são inteiramente gratuitos. A banda tem sua relevância para a cultura de Nova Friburgo e de todo do Estado reconhecida: ela foi agraciada pela Alerj em 2007 com a Medalha Tiradentes, em comemoração aos 145 anos de fundação; além de ser considerada em 2008 como integrante do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. A Banda também foi reconhecida em 2010 como uma Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual.
2- A Comunidade Luterana de Nova Friburgo é a mais antiga do Brasil e da América Latina
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Nova Friburgo é um marco na história do país: ela é a mais antiga comunidade protestante oficialmente organizada e autorizada a funcionar no Brasil e na América Latina. A fundação aconteceu em de maio de 1824 com a chegada de imigrantes alemães. A construção de um local para cultos em forma de templo era proibido na época, e somente em 1857 se construiu um templo. Em 1952 foi inaugurado um novo espaço, que permanece até os dias atuais. Nas décadas seguintes à construção do templo, a comunidade viveu o seu auge em todos os seus mais de 190 anos de história ( no que diz respeito ao número de membros e influência na sociedade friburguense ). A comunidade de Confissão Luterana deixou marcas profundas na história de Nova Friburgo: ela fez parte do processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade. No início da segunda década do século XX tem início o processo de industrialização do município, que teve como uma das principais lideranças o imigrante alemão Peter Julius Ferdinand Arp. Com o desenvolvimento industrial, o luteranismo se fortalece. Em 1911 a Fábrica de Rendas Arp instalou-se em Nova Friburgo, trazendo muitos técnicos e operários alemães, em sua maioria protestantes. Os investidores, diretores e grande parte das pessoas envolvidas na construção das fábricas fundadas na cidade ao longo das décadas do século XX era de ascendência ou descendência alemã e pertenciam a confissão Evangélica Luterana. No dia 03 de maio de 2015 comemoraram-se 191 anos da Primeira Comunidade Evangélica Luterana filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
3-O primeiro concurso de Trovas do Brasil foi realizado em Nova Friburgo, e a cidade é o berço dos Jogos Florais no país
Trova; a primeira definição que encontramos no dicionário é "Composição lírica ligeira". A grande expansão no Brasil, com repercussão imediata em Portugal, começou a partir de 1956, com o lançamento de "Meus irmãos, os trovadores", uma coletânea de duas mil trovas organizada pelo poeta do Rio de Janeiro Luiz Otávio (1916-1977), na época o trovador mais conhecido em todo o país. Na década de 1950, ele reunia na sua residência no Rio de Janeiro um grupo de amigos para realizar pequenos saraus. Foi das reuniões informais que surgiu a ideia dessa coletânea de trovas, que Luiz Otávio lançou pela Editora Vecchi. A obra fez tanto sucesso que a trova ganhou espaço na maioria dos jornais e revistas da época e também em numerosos programas de rádio. No livro aparecem, entre centenas de outros autores, alguns poetas já consagrados e que se especializaram em trovas: Adelmar Tavares (o primeiro trovador a ingressar na Academia Brasileira de Letras), Bastos Tigre, Belmiro Braga e Lilinha Fernandes.
Entre os amigos de Luiz Otávio, estavam os poetas J. G. de Araújo Jorge, o friburguense Rodolpho Abbud e Zalkind Piatgorsky. Foi desse convívio que surgiu a ideia de realizar um concurso de Trovas em Nova Friburgo, que foi batizado com o nome de "Jogos Florais". O nome vem da Antiguidade Clássica, época em que se faziam competições literárias em homenagem à deusa Flora em que os vencedores ganhavam pedras preciosas com formato de flores. A primeira edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo foi realizada em 1960 com o tema "Amor" e recebeu mais de 2000 trovas do Brasil e do exterior. Foi o primeiro grande concurso de trovas encerrado com uma programação festiva, consagrando Nova Friburgo como "Berço dos modernos Jogos Florais no Brasil".
4-Nova Friburgo é a única produtora comercial de morangos do Estado do Rio de Janeiro, segundo a Emater.
Friburgo é o único produtor comercial de morangos (cultivo convencional) do Estado. O período de safra no município começa em outubro. No entanto, existe produção durante o ano todo por conta de algumas variedades utilizadas pelos produtores (cujas mudas são oriundas do Chile). São cerca de 20 produtores, todos do 3º distrito e associados à Amorango. Temos ainda alguns poucos produtores de morango orgânico vinculados à Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro). Em Nova Friburgo o pico da safra vai de outubro a dezembro, mas a modernização na produção permitiu a implantação das estufas. Elas protegem as frutas da chuva e do sol e em muitos casos não permitem que a fruta estrague pelo contato com a terra, dessa forma, existe produção durante todo o ano.
5- Nova Friburgo está localizada exatamente no ponto cental do Estado
Fugir do calor e da correria do dia a dia nos grandes centros para um lugar tranquilo, de clima europeu e rica gastronomia. Melhor ainda, se for para um paraíso com natureza exuberante e localização privilegiada: além de Nova Friburgo ficar a apenas 2 horas de carro do Rio de Janeiro, a cidade está localizada exatamente no centro do Estado. O marco que representa a localização central está fixado no ponto geodésico aos pés da estátua de Getúlio Vargas, na praça.
6- Nova Friburgo: a única cidade do país criada por um Decreto Real
Fundado em 16 de maio de 1818, através de uma colonização planejada pelo Rei D. João VI, Nova Friburgo está perto de completar 197 anos. É a única cidade brasileira criada por Decreto Real de D. João VI, que autorizou a vinda dos suíços para o Brasil. O Rei Dom João VI, sentindo a necessidade de estreitar os laços de amizades com os povos germânicos a fim de obter apoio contra o Império Francês, propôs uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino no Brasil. Baixou, então, um decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sebastião Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais semelhantes às de seu país de origem. Entre 1819 e 1820, a região foi colonizada por 265 famílias suíças, totalizando 1 458 imigrantes. Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias, Fribourg ("Friburgo" em português, "Fribourg" em francês, "Freiburg" em alemão, idioma em que foi criado o nome da cidade a partir das palavras "frei" - livre e " burg" - castelo/forte), no Cantão de Fribourg. Foi, também, o primeiro município no Brasil colonizado por alemães, tendo estes imigrantes, ao todo 456, chegado à cidade em 3 de maio de 1824,9 três meses antes que imigrantes alemães chegassem à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Nova Friburgo foi a primeira colônia não lusitana a ser fundada no Brasil em caráter oficial.
7- Somos a capital da Truta do Estado, o maior polo de Moda íntima do Páis e o maior produtor de flores de corte do Estado
-Nova Friburgo produz atualmente cerca de 10 toneladas do peixe por mês, e é considerada a capital da truta por estar em primeiro lugar na produção no Estado do Rio de Janeiro. Criada em águas limpas e correntes, a truta é um peixe exigente, que só sobrevive em temperaturas entre 10ºC e 19ºC. O peixe se tornou um dos pratos mais solicitados nos restaurantes e pousadas da cidade, e um dos mais apreciados pelos chefs de todo o mundo - pela sua carne saborosa e espinha dorsal única, que facilita o preparo e a degustação. Além disso, possui ômega-3 e baixo teor de calorias, auxiliando no combate do colesterol ruim e na perda de peso.
9- Nova Friburgo é a única cidade do Brasil colonizada por 10 nações
O município é também o berço da colonização alemã do Brasil , além de ser a única cidade do país que foi colonizada por 10 nações. A natureza é exuberante e rica, o clima ameno, a rede hoteleira confortável e sofisticada e a culinária variada e rica em aromas e sabores com influência das 10 colônias que passaram por aqui. : Suíça, Alemã, Italiana, Libanesa, Japonesa, Espanhola, Portuguesa, Austríaca, Húngara e Pan-Africana
10- Nova Friburgo está entre as cidades mais frias de todo o Estado
Para os amantes de um clima mais ameno, Nova Friburgo está em segundo lugar entre as cidades mais frias do Estado. Segundo o jornal O Globo, Itatiaia e Nova Friburgo são as cidades mais frias do Estado . Em 2014 Nova Friburgo , ficou em segundo lugar na mais frio do estado. A temperatura mínima registrada no município foi de 3,1 graus, no dia 29 de abril.