PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Cinco lugares bonitos para visitar no inverno de Nova Friburgo

Três Picos

Cinco lugares bonitos para visitar no inverno de Nova Friburgo


Os cenários são inspiradores, a natureza exuberante e as visitas recompensadoras

Um belo cenário natural, uma das melhores infraestruturas hoteleiras do Estado, um clima agradável e uma rica e diversificada gastronomia; tudo isso faz de Nova Friburgo destino certo para turistas de várias partes do Estado e do País. O belo cenário natural da cidade e os pontos turísticos não são privilégio apenas de quem vem de fora, mas também de quem, sendo ou não  friburguense, escolheu morar aqui e desfrutar disso tudo diariamente. Emoldurada pela Mata Atlântica, a cidade, oferece passeios que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais e é rodeada por belas montanhas.

1- Lumiar

O distrito une tranquilidade, boa gastronomia e o que há de mais emocionante em esportes de aventura. O encontro dos rios Macaé e Bonito é berço de grandes talentos da canoagem brasileira, a topografia favorável tornou o distrito um dos berços do esporte no país. O encontro dos rios Macaé e Bonito forma corredeiras perfeitas para a prática da canoagem e do rafting e é um dos locais mais procurados por turistas de todo o país para a prática dos esportes, fomentando o turismo na região, que é considerada  um verdadeiro polo de atividades  de aventura e ecoturismo, que  são sempre  conciliados a boas pousadas e a rica gastronomia da região.

O distrito fica a apenas 30 km do Centro de Nova Friburgo. Para chegar ao local basta pegar a RJ 142, a entrada é pela RJ 116, em Mury.

2- Jardim do Nêgo

Parada imperdível para turistas e friburguenses, o Jardim do Nêgo é um espetáculo a parte pela beleza e exclusividade das esculturas. O artista cearense Geraldo Simplício transformou o terreno da casa onde mora - no Campo do Coelho - em um jardim que é uma verdadeira exposição de obras de artes a céu aberto. No local é possível encontrar uma arte única e singular: o visitante tem a oportunidade de admirar os detalhes de 17 esculturas, todas feitas de barro e revestidas de musgo. Os barrancos do sítio foram tomando forma através das mãos e dos traços perfeitos do artista que esculpe tudo em detalhes usando somente os dedos como ferramenta. Artista nato, as obras de arte do Nêgo são únicas em todo o mundo e reconhecidas em vários países. 

O Jardim do Nêgo fica no Km 55° da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis; direção Teresópolis) - Campo do Coelho - Nova Friburgo - RJ. O telefone para contato é (22) 2543-2253. Horário de funcionamento: Domingo a Domingo de 08h ás 17h. A entrada custa R$ 15 para os adultos e crianças até 12 anos não pagam ingresso.

3- Nova Friburgo Country Clube

Localizado no parque São Clemente, os jardins do clube foram projetados por Glaziou, paisagista francês, também responsável pelo projeto da Quinta da Boa Vista.  Além da beleza, nos jardins é possível encontrar plantas raras nativas, exóticas e outras advindas de diversas partes do mundo, como a "Ginko Biloba", árvore imperial chinesa. Quem tiver um olhar mais atencioso e apurado poderá admirar as cerejeiras japonesas, papiros egípcios, magnólias, bambus indianos, plátanos canadenses e cedros do Líbano. As belezas dos lagos, pássaros, gansos, patos, garças e cisnes, em conjunto com raras espécies botânicas, dão um show à parte, que a natureza local guarda para os privilegiados sócios e visitantes.

O clube é aberto à visitação e fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, 140 - Centro, Nova Friburgo - RJ, 28623-000. Telefone:(22) 2522-9552

 4-Caledônia

A beleza do Pico do Caledônia, o segundo maior em altitude da Serra do Mar segundo novas medições feitas pelo doutor em geociências Antonio Paulo Faria, é reconhecida em todo o Estado. (Confira http://goo.gl/wFtWnh) O Pico  é uma das maiores elevações da Serra do Mar e fica entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos. Do cume é possível se desfrutar de uma das mais belas vistas de Nova Friburgo e de outras localidades próximas podendo até visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro. Com uma localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da Petrobrás, possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem encontrar nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas. Possui também uma rampa de asa delta para prática de vôo livre.

O Pico da Caledônia é aberto para visitação em horários restritos e  o seu acesso é feito através de uma estrada bem íngreme a partir do bairro Cascatinha, em Nova Friburgo. 

 5-Parque Estadual dos Três Picos em Salinas

O Parque Estadual dos Três Picos é  um convite  a caminhadas em meio a belas paisagens e uma natureza exuberante. No local é possível acampar, escalar, e contemplar uma das mais belas vistas da região. O Parque é um dos principais atrativos da cidade e da região. Criado em 2002,  é a maior Unidade de Conservação ambiental  de Proteção Integral do Estado, abrangendo cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim; cerca de dois terços encontram-se em Cachoeiras de Macacu, e o restante entre os outros municípios. Em Nova Friburgo, o Parque está localizado em Salinas, área rural da cidade.  

O parque funciona diariamente entre 8h e 17h, a entrada é franca. Pra chegar ao local é só pegar a RJ 130, (estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis). Seguir por Campo do Coelho (3° distrito de Nova Friburgo);  passar a  Queijaria  Suiça,  em Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, estará o Mercado do Produtor Rural (Ceasa). Neste ponto, diminuir a velocidade pois, logo em seguida, antes da próxima curva, haverá a entrada para os Três Picos, à esquerda - há uma placa com os dizeres "Barracão do Mendes, Salinas, Ibelga, Circuito Três Picos". Daí, seguir a partir da indicação acima. Boa chegada!  

 

 

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade