Teleférico de Nova Friburgo-RJ
Teleférico vai ser reaberto oficialmente ao público nessa sexta-feira (27)
Na ocasião, o Secretário Estadual de Obras e o Governador do Estado inauguram as obras da Praça do Suspiro.
A partir dessa sexta-feira (27), turistas e friburguenses poderão contar novamente com uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. O teleférico de Nova Friburgo - um dos maiores do país, com quase 1.500 metros de extensão levando a uma vista panorâmica da cidade- vai ressurgir como um verdadeiro ícone da reconstrução de Nova Friburgo, já que a região onde fica localizada a atração turística foi uma das mais atingidas e uma das que mais apareceu nma mídia em todo o mundo com o desastre natural em janeiro de 2011.
O ponto turístico passou por diversos laudos técnicos para a sua liberação. O 6° GBM de Nova Friburgo havia exigido do proprietário do ponto turístico, Rodolfo Acri, o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico, além da colocação de extintores e mangueiras de água. Todas as exigências foram cumpridas e os documentos foram entregues ao Governo Municipal hoje (24). A reabertura oficial ao público acontece nessa sexta-feira (27), às 17hs com a presença do prefeito Rogério Cabral, Secretários e autoridades Municipais, do Governador do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, do Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga e do Secretário Estadual de Turismo, Claudio Magnavita que vão inaugurar na ocasião as obras de contenção e recuperação do sistema de drenagem da Praça do Suspiro.
Relembre o caso
O teleférico passou por vistorias e inspeções nos últimos meses. Depois de vários laudos técnicos, a justiça havia decidido que o teleférico poderia voltar a funcionar totalmente e a inauguração estava prevista para o dia 27 de fevereiro de 2014, o que não ocorreu por conta de documentações pendentes nos órgãos municipais e estaduais para que fosse obtido um alvará de funcionamento. Segundo técnicos e o proprietário, Rodolfo Acri, graças às obras de contenção de encostas da Praça do Suspiro feitas pelo Governo do Estado, o local não oferece mais perigo ao público; os detalhes operacionais foram checados e o local está em perfeitas condições de uso.
Saiba mais sobre a revitalização de toda a Praça do Suspiro, que volta a ser um dos principais pontos turísticos da cidade
Desde a tragédia de 2011, a Praça do Suspiro, que foi fortemente atingida pelas chuvas, deixou de ser um dos principais atrativos turísticos de Nova Friburgo. O local abriga importantes pontos de interesse como a Praça das Colônias, o Teatro Municipal Laércio Ventura, a capela de Santo Antônio e o teleférico. No seu entorno estão a tradicional loja de doces da cidade, Doces Sader, além de ótimos hotéis, restaurantes e lojas de lingerie.
A fonte do Suspiro que encantava e inspirava os poetas e apaixonados
com seus três vertedouros de água: "Amor", "Saudade"e "Ciúme", foi destruída na tragédia e vai passar por obras feitas pelo Governo Municipal e será reativada em breve. Contava a lenda que quem bebesse da água da fonte dos suspiros, sempre voltava a Nova Friburgo. O local, pela simbologia que trazia, era muito visitado por turistas, friburguenses e "Trovadores" que lá buscavam inspiração. A recuperação da Fonte, representa uma grande e importante conquista para o Patrimônio Artístico e Cultural de Nova Friburgo.
A conclusão das obras de recuperação do sistema de drenagem das águas pluviais nas ruas no entorno da Praça do Suspiro, que passaram pela colocação de manilhas , assim como as obras de contenção de encostas feitas pelo Governo do Estado representam a total recuperação do local. Segundo a Secretaria Estadual de Obras, responsável pela execução do serviço, a ação faz parte das obras de complementação da contenção de encostas e tem como objetivo evitar alagamentos no local que, em dias de forte chuva, apresenta vários pontos de alagamento e causa transtorno para moradores e comerciantes. A finalização das obras vai permitir a reativação da Praça das Colônias de Nova Friburgo, local que reúne sedes com informações e eventos culturais dos 10 países que colonizaram Nova Friburgo.
Nova Friburgo vem se recuperando economicamente da tragédia de 2011 e voltou recentemente a ser uma das cidades mais procuradas do estado por turistas. O município registrou nos últimos feriados taxas recordes de ocupação hoteleira. A reabertura do teleférico e a retomada das atividades em toda a Praça do Suspiro, vão ser de grande importância para aquecer ainda mais o turismo da cidade.





