
De dar água na boca:mel do Apiário "Amigos da Terra" é uma das 10 Maravilhas gastronômicas do Estado
Premiação revelou as maravilhas da gastronomia fluminense.Votação popular escolheu os melhores, em cada categoria, pela internet.
As 10 Maravilhas Gastronômicas do Estado:
As Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro - 2014 foram anunciadas na noite da última segunda-feira, (8) na sede da Firjan, no centro do Rio de Janeiro. O prêmio revelou os mais votados de 10 categorias, entre mais de cem produtos participantes, distribuídos em 40 municípios, e escolhidos em votação popular, pela internet. O projeto recebeu cerca de 30 mil votos, entre os meses de agosto e outubro. Os vencedores foram: Da Água - Sardinha de Cabo Frio (Baixadas Litorâneas), Cachaças - Coqueiro (Paraty - Costa Verde), Cafés - Tassinari Cafés (São José do Vale do Rio Preto - Região Serrana), Cervejas -Penedon Agulha Negra (Penedo - Itatiaia), Conservas e Patês - Mistura Fina (Lumiar - Nova Friburgo - Região Serrana), Doces e Compotas- Chuvisco (Campos dos Goytacazes - Norte Fluminense), Laticínios - Laticínios Itaocara (Itaocara - Noroeste Fluminense), Mel - Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo - Região Serrana), Queijos - Queijos do Sítio Solidão (Miguel Pereira - Centro-Sul Fluminense) e Da Terra - Farofa de Mandioca Sítio Abaetetuba (Lumiar - Nova Friburgo - Região Serrana). A apresentação dos premiados foi feita pela chef Flávia Quaresma e pela atriz Juliana Martins.
O Apiário Amigos da Terra: Uma das 10 Maravilhas Gastronômicas do Estado:
O mel do Apiário Amigos da Terra é uma das 10 Maravilhas Gastronômicas do Estado. Com cerca de 20 anos de dedicação a apicultura, o apiário fica na RJ 130, Circuito Turístico Tere-Fri. As abelhas do Apiário são "africanizadas", variedade decorrente do cruzamento de abelhas européias com abelhas africanas, que são extremamente adaptadas a biodiversidade brasileira. No local, além do mel, são produzidos derivados livres de qualquer contaminação química ou biológica como pães de mel, favos de mel e produtos cosméticos.
Além do apiário e da loja, onde estão disponíveis os produtos para venda, quem vai ao local pode visitar O Museu do Mel, que é considerado um dos principais atrativos turísticos de Nova Friburgo. O museu, que é o único do Estado, foi criado em julho de 2004 para atender a demanda crescente de informações sobre o mel, sua produção e seus benefícios para a saúde. Estudantes de várias faixas etárias, inclusive universitários, turistas e clientes do Apiário sempre visitam o local para aprender mais sobre o assunto.
Luis Morares -dono do apiário - fala sobre a importância do reconhecimento do mel do Amigos da Terra como uma das Maravilhas Gastronômicas do Estado: " Pra gente é uma satisfação enorme pois já estamos na atividade da produção de mel há muitos anos, são quase 30 anos de trabalho e no começo a gente tinha que ficar convencendo as pessoas sobre as propriedades do mel, porque que é importante consumir mel. Hoje a gente vê que esse reconhecimento já éxiste e ter o nosso produto premiado é motivo de muito orgulho porque foram muitos anos de trabalho valorizando sempre a qualidade, fazendo trabalho de conscientização, educando as crianças, os adultos e hoje a gente vê que esse trabalho não foi em vão, que ele é reconhecido porque foi uma votação espontânea pela internet.O prêmio é motivo de orgulho pra gente e para Nova Friburgo.Eu acho que isso vai trazer turistas pra cidade que vão querer não só conhecer os produtos mas saber onde são produzidos."