PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade

"Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio 2014" premia os melhores da gastronomia regional


Três produtos de Nova Friburgo foram premiados.Resultado foi anunciado na noite da última segunda (8) na sede da Firjan no Rio de Janeiro.

O "Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio 2014" acontece pelo segundo ano consecutivo, em uma iniciativa do jornalista Chico Junior, autor de livros focados na gastronomia, e que pretende dar visibilidade e estimular a produção dos tesouros culinários regionais. Foram selecionados 107 produtos de 40 municípios, divididos nas dez categorias do prêmio. A votação para eleger os 10 melhores foi feita pela internet, entre agosto e outubro, e teve cerca de 30 mil votos, 10 mil a mais que na primeira edição.

Três produtos de Nova Friburgo e o café de São José do Vale do Rio Preto, todos na Região Serrana do Rio, estão entre as "10 Maravilhas Gastronômicas do Estado", reveladas em uma premiação que aconteceu na noite da última segunda-feira (8), na sede da Frijan no Rio de Janeiro. Na 2° edição, 8 cidades da Serra concorreram com 43 produtos. De Nova Friburgo, foram eleitas patrimônios culinários do Estado as Geleias Mistura Fina, produzidas no distrito de Lumiar, na categoria "Conservas e Patês"'; a farofa de mandioca do Sítio Abaetetuba, também feita em Lumiar, na categoria "Da Terra"; e o mel do Apiário Amigos da Terra, que chegou a concorrer na primeira edição do concurso, ano ano passado, mas sem levar o prêmio. 

Os vencedores das outras categorias foram: Cachaça - Coqueiro, de Paraty; Cerveja - Penedon Agulha Negra, de Penedo, Itatiaia; Da Água - sardinha, de Cabo Frio; Café -Tassinari, de São José do Vale do Rio Preto; Doces e Compotas - chuvisco de Campos; Laticínios - Laticínios Itaocara, de Itaocara; Queijo - queijos do Sítio Solidão, de Miguel Pereira.

A apuração das categorias é feita por votação popular pela internet e os prêmios especiais são concedidos pela equipe de 39 consultores do projeto, pessoas ligadas à gastronomia e à produção de alimentos do estado, e pela comissão organizadora. O concurso é patrocinado pelo governo do Rio com o objetivo de valorizar alimentos e produtos tradicionalmente cultivados e produzidos nas regiões, além de divulgar e estimular a produção gastronômica fluminense. No ano passado, foram eleitas sete maravilhas,  quatro eram produtos de Petrópolis. Nesta edição o concurso foi dividido nas categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patês, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. Além de Friburgo e São José, também disputaram produtos de Petrópolis, com 12 itens; Teresópolis com sete itens; Santa Maria Madalena com dois; Carmo, Macuco e Sumidouro com uma especiaria, cada uma.

Além da votação popular, a segunda edição do prêmio contou com uma renomada equipe de consultores que, junto com a comissão organizadora, elegeu os vencedores de dois prêmios especiais: Instituição, que teve como vencedor Instituto Maniva, associação sem fins lucrativos que entende a gastronomia como importante ferramenta de transformação social, e Personalidade, que foi para Margarida Nogueira, líder do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site do evento: www.projetomaravilhas.com.br .

PUBLICIDADE

Publicidade