
Rio Bonito de Lumiar por Regina Lo Bianco
O resgate de uma importante tradição trazida pelos imigrantes: ''Carnaval da Moita'' promete animar os dias de folia em Rio Bonito de Cima
Tradição na década de 80, "Carnaval da Moita" promete agitar Rio Bonito de Cima. Foliões saem a partir das 22h e não podem ser identificados.
Uma saudosa tradição de volta a atualidade: a folia nos bairros e distritos de Nova Friburgo. Foi pensando nisso, que o "Carnaval da Moita", tradição desde os anos 80 na localidade de Rio Bonito de Cima, vai voltar a ganhar destaque esse ano. O local que traz fortes traços da imigração suíça e alemã é conhecido como a ''Terra do inhame'' e é rodeado por rios e cachoeiras da pela Mata Atlântica; um verdadeiro deleite para quem quer ter contato direto com a natureza.
A tradição da festa foi trazida pelos imigrantes. A diversão inusitada está nas pessoas saírem de casa para curtir a folia fantasiadas com máscaras e plantas e chegarem ao final da festa sem serem descobertas. Os fantasiados usam canudos para beber nos copos dos foliões, um costume que teve início nos anos 80 em um concurso de fantasias onde a regra é clara: ninguém pode se negar a dar bebida para os participantes da brincadeira
A festa é um resgate do ''Homem selvagem'' que na história de alguns países da Europa tem inúmeras figurações como, por exemplo, a força bruta colocada a serviço da coragem. A figura literária que aparece nos "momos", desfiles, festas e representações teatrais da época ultrapassa os limites das representações artísticas para surgir então na representação das festas atuais como é o exemplo do "Carnaval da Moita".
Quem conseguir se esconder, ficando irreconhecível até o final da festa ganha um prêmio. Vale a pena o resgate dessa importante tradição e o divertimento!