PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Rota Cervejeira é lançada oficialmente e promete fomentar o turismo de Nova Friburgo

Rota Cervejeira é lançada oficialmente e promete fomentar o turismo de Nova Friburgo


As cervejas artesanais produzidas na cidade entram para a Rota Cervejeira do Estado e viram produto turístico

Com objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais, a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro foi lançada oficialmente nesta terça-feira (18) no Palácio de Guanabara. Na ocasião, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, se reuniu, com prefeitos, parlamentares e produtores de cervejas para o lançamento oficial da Rota da Cerveja do Rio de Janeiro - Cerveja das Montanhas. O Circuito abrange 6 municípios da Região Serrana:  Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de  Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena.

A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros às grandes cervejarias oferecendo aos turistas uma experiência única e marcante de imersão nessa cultura cervejeira e na sua excelente gastronomia. E tudo isto em meio à belíssimas montanhas, cachoeiras,  cristalinas, ar puro, parques naturais e tantos outros traços  do turismo de Nova Friburgo e da colonização suíça da cidade. O projeto de turismo temático é desenvolvido pela Associação Turística das Cervejas & Cervejeiras do Rio de Janeiro (ACCERJ-TUR) e envolve todo trade regional destacando a gastronomia em meio às belíssimas montanhas, cachoeiras cristalinas, ar puro, parques naturais e tantos outros traços do turismo de montanhas da colonização europeia da região. O Polo Cervejeiro conta com a chancela do conselho turístico Serra Verde Imperial, que foi responsável pela ideia de se criar um produto que integrasse a Região Serrana visando à valorização de uma vocação regional (cervejas artesanais e gourmets)

O projeto vai oferecer pacotes com roteiros elaborados e comercializados por agências de turismo, que incluem visitações a cervejarias e degustações. Segundo o Secretário Municipal de Turismo de Nova Friburgo e um dos idealizadores da Rota, Nauro Grehs, o projeto vai incluir também parcerias com restaurantes da região, onde o visitante poderá degustar os produtos.  "Além das visitas às cervejarias, vamos incluir restaurantes e bares na rota". Ainda segundo Nauro já existe um roteiro montado para os turistas que querem vir à Nova Friburgo degustar das cervejas artesanais da cidade. O passeio de um dia inclui uma visitas a cervejaria Barão,  ao "Projeto Mãos da Massa", no Mercado Municipal , a cervejaria Ranz,  em Lumiar , um City Tour e à noite uma visita ao restaurante vegetariano  Trilhas do Araçari para uma degustação de cervejas. Futuramente a ideia é que existam outros pacotes como novas rotas., de acordo com as demandas do mercado. 

No projeto constam ainda cursos para friburguenses e palestras com somelliers de cerveja.  Ainda segundo o Secretário, depois do lançamento oficial da Rota Cervejeira, existe um plano de mídia para o ano que vem para a divulgação do projeto. Ele afirma que é um produto que pode ser vendido em toda época do ano, inclusive na baixa temporada e o público alvo pode viajar em qualquer época do ano. " Ele pode ser vendido para a família mas ele  pode ser vendido para o jovem também", afirma.

Criada pela iniciativa privada, a Rota Cervejeira receberá R$ 8 milhões em investimentos do Governo do Estado, do Sebrae e das Prefeituras. Atualmente, o setor gera 3 mil empregos diretos e 20 mil indiretos na região. A expectativa é de que o polo receba 150 mil visitantes por ano, sendo 50 mil apenas em Nova Friburgo.  

 Novos sabores

Com a novidade, empresários estão investindo em reformas e adequações em suas cervejarias e até mesmo pensando em novas fórmulas e sabores para oferecer produtos ainda mais diversificados para os turistas. Em Nova Friburgo, fica a fábrica da Barão Bier, que também faz parte da rota. Construída em forma de réplica das antigas estações de trem da cidade, a cervejaria existe há cinco anos e produz, atualmente, 2,4 mil litros por mês de seus quatro tipos de cerveja: Blond Ale, Pale Ale, Red Ale e Weiss.

Oferecer uma experiência completa ao turista também é o objetivo de Gustavo Ranzato, proprietário da Cervejaria Ranz, em Lumiar. Criada há cinco anos, a fábrica produz 5 mil litros de cerveja por mês. São 11 tipos da bebida, sete deles com produção fixa. Alguns misturam ingredientes da região como capim limão e mel. "Sempre procuro dar toques regionais às minhas cervejas, usando produtores locais. Mas também fabricamos as tradicionais como a Tripel e a Red Ale. Para a Rota, penso em criar receitas novas, que mudarão de tempos em tempos. Estamos criando uma nova programação visual na fábrica com um painel que vai contar a história da bebida. Ao chegar, o visitante vai ganhar um copo personalizado que usará para provar seis tipos de cerveja que farão parte da degustação." explicou Gustavo.

Com seis tipos de cervejas no mercado que variam no teor alcoólico e sabores, a dupla de amigos Valney Antonio de Oliveira Jr. e Daniel Rocha lançaram em 2012 a Rock Valley Bier. São 4 mil litros produzidos mensalmente que  tem conquistado tanto o mercado de Nova Friburgo como o de Minas Gerais e do Espírito Santo. Eles lançaram no inverno passado a '1820', uma edição especial em  homenagem aos 200 anos de Nova  Friburgo. Para identificar toda a linha como friburguense, o logotipo leva a marca do Cão Sentado, importante atração turística da cidade. Duas delas caíram no gosto do público: a Pumpkin Ale - Cerveja que leva abóbora e especiarias em sua composição e que no ano passado  foi ficou entre as 15 mais excêntricas do mundo em eleição feita pelo site do MSN- e a Imperial Ipa - Cerveja que leva em sua composição rapadura e grandes quantidades de malte e lúpulos americanos, com alto teor alcoólico. Daniel esteve presente no lançamento do evento e fala da importância do projeto: "A rota cervejeira é importante não só para as cervejarias, como para o município também. Levantamentos realizados mostram que Friburgo receberá aproximadamente 50 mil turistas por ano em função das cervejarias. Com isso, os restaurantes, hotéis e comércio em geral terão maior visibilidade e aumento de vendas".

PUBLICIDADE

Publicidade