
Flávia, o pequeno Yan e Anderson- Foto: arquivo pessoal da família
Exemplo de superação e amor de uma mãe friburguense
Depois de perder o filho de 9 anos com câncer, ela encontra forças com campanha de doação para hospital onde o menino se tratou.
Quando era para ter revolta, ela teve consolo, quando era para ter fraqueza, ela teve força, quando era para se trancar em seu mundo, ela saiu do casulo e foi trabalhar em prol das crianças que precisam de sua ajuda. Essa é Flavia Santos da Silva, que em agosto desse ano, perdeu seu único filho, Yan Santos Reis Frossard, de nove anos, vítima de um câncer cerebral raro. Solidária a dor de quem passa pela situação, ela resolveu fazer uma campanha em prol do Tucca - Associação para crianças e adolescentes com câncer -, em São Paulo, onde seu filho recebeu o tratamento. "Eu quero transformar a minha dor em solidariedade, é isso que aprendi nos oito meses em que estive lá com meu filho, por isso criei a campanha "Estrela Yan" explicou ela.
O câncer de Yan - glioma de tronco cerebral - foi descoberto em dezembro de 2013 e, em janeiro de 2014, ele já estava em tratamento. Flávia e o marido, Anderson Frossard, deixaram tudo para trás aqui em Nova Friburgo e partiram atrás da cura do filho, em São Paulo. "Infelizmente, o tumor que acometeu meu filho era muito agressivo e ele foi piorando, perdendo os movimentos das pernas, das mãos, a fala, é um processo muito doloroso para uma mãe, mas lá recebemos todo apoio. Em agosto, nós perdemos nosso filho. mas ele não veio ao mundo por acaso e eu quero levar adiante a missão dele”, disse ela.
A missão de Yan, segundo a mãe, era ajudar a todas as outras crianças e adolescentes que continuam na luta contra o câncer no Tucca, assim como ele e sua família foram ajudados. Por isso, ela lançou a campanha "Estrela Yan", de arrecadação de presentes para levar para a festa de Natal da associação. "Pode ser brinquedo, roupa, calçados, acessórios para a cabeça, como bonés, lenços, espelhinhos e maquiagem apara adolescentes, tudo o que faz uma criança ou adolescente, de zero a 18 anos, feliz", explica ela acrescentando que, "Fraldas de todos os tamanhos, lenços umedecidos e pomadas preventivas para assaduras são donativos importantíssimos."
Várias instituições e empresas estão apoiando a campanha e colocando as caixas de arrecadação em seus espaços, como a escola Pappete, onde Yan estudava, no bairro Nova Suiça, o Bazar Opção e o Sebrae, no Centro da cidade, o Catuaba Estúdio, em Olaria, a escola Dom Pedro, no Cordoeira, o salão da Angel, no Perissê, o Centro Espírita São Sebastião, na Parada Raquel, a igreja Sagrada Família, em Varginha, a Gunnar despachante, em Duas Pedras e a loja Junior Uto peças, no Prado. "Estamos também com o livro de ouro, arrecadando recursos financeiros, com as pessoas que quiserem contribuir com dinheiro. Lembrando que o Tucca tem conhecimento e está apoiando a nossa campanha", esclarece ela.
A campanha, que está na página facebook.com/estrelayan, termina no dia 30 de novembro quando Flávia e Anderson esperam sair daqui levando um caminhão de donativos, representando a solidariedade do povo friburguense . "Estou muito empenhada em levar alegria ao natal dessas crianças, desses adolescentes e seus acompanhantes, que, com certeza, vão passar as festas longe de suas famílias, na busca da cura", terminou ela. Mais informações com Christiane Coelho - jornalista - (22) 99902-6091/ Flavia Santos da Silva - (22) 99202-6000/ 981578971.