PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
8° Festival da Truta de Nova Friburgo é aberto oficialmente nesta quarta-feira (29) .

8° Festival da Truta de Nova Friburgo é aberto oficialmente nesta quarta-feira (29) .


O Festival que acontece durante todo o mês de novembro reunirá 39 estabelecimentos.

O Centro de Informações Turísticas da Prefeitura de Nova Friburgo, localizado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, se transformará entre os dias 1 e 30 de novembro na "Casa da Truta" , um Centro de Referência para os turistas que visitarem a cidade em busca da programação do 8° Festival da Truta. Nesse local, será realizada a abertura oficial do evento, às 10h, nesta quarta-feira(29). São esperadas diversas autoridades estaduais, municipais e representantes do setor.

Nessa oitava edição, o Festival da Truta reunirá 39 restaurantes, hotéis e pousadas do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra, Lumiar e Circuito de Moda íntima Ponte da Saudade, que oferecerão produtos temáticos e pratos feitos à base da truta, elaborados especialmente para a ocasião. A expectativa do Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau é de que haja um aumento de 15% no movimento dos restaurantes participantes em relação ao ano passado. Hotéis e pousadas também serão beneficiados. A expectativa da entidade é de que 70% dos quartos estejam ocupados para o período.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Nauro Gerhs, a importância do Festival da Truta para o turismo e para Nova Friburgo é marcar o mês de novembro como a temporada da truta na cidade: "A realização do festival ano a ano é para estabelecermos a truta no calendário turístico da cidade, atraindo turistas e chamando a atenção do friburguense para esse talento local", afirma. Ainda segundo o Secretário  40 ônibus no Rio de Janeiro estão com o cartaz de publicidade "Isso é Nova Friburgo , mostrando que a cidade está pronta para receber turistas." Estamos sedimentando o calendário turístico com essas realizações e eventos", disse Nauro. A Prefeitura de Nova Friburgo buscou junto ao Governo do Estado recursos para a realização do evento, pois como disse o secretário de Turismo, é fundamental criar a referência de que o município é o maior criador da truta no Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, são dez truticultures cadastrados. Segundo o escritório regional da Fiperj na Região Serrana, a cidade tem todas as condições para aumentar a sua produção, por ser a truta um peixe característico de água limpa e fria. Em paralelo ao Festival serão realizadas oficinas gratuitas sobre o preparo da truta, pelo projeto "Mãos na Massa", na Feira da Vila Amélia. Mais informações podem ser obtidas no site www.festivaldetruta.com.br, nele constam os participantes, com fotos dos pratos que cada estabelecimento oferecerá durante o festival, onde se hospedar e onde se divertir na cidade.

Um caminhão do Ministério de Pesca e Agricultura, o "Caminho do Peixe", foi trazido até a Praça Dermeval B. Moreira nesta quarta-feira (29) onde permanecerá até sábado, 1° de novembro, proporcionando a venda de produtos à base de truta, desde pasta, passando por truta defumada e até truta fresca, a preços de atacado.

 

PUBLICIDADE

Publicidade