
O agricultor Fernando Lima Hottz faz parte da terceira geração de uma família de produtores de morango-Foto: Paulo Filgueiras
Começa a colheita de morango em Nova Friburgo, maior produtora da fruta do Estado
A colheita começa em outubro e segue por todo o verão
Em Nova Friburgo o pico da safra vai de outubro a dezembro, mas por causa da modernização na produção que permitiu a implantação das estufas (que protegem as frutas da chuva e do sol e em muitos casos não permitem que a fruta estrague pelo contato com a terra) existe produção durante todo o ano. A plantação se dá em julho e em outubro começa a colheita. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro-Emater-Rio- Nova Friburgo Friburgo é o maior produtor de morangos do Estado.
Segundo dados da Emater - Rio, ao todo, são cerca de 20 produtores e a produção está concentrada em Campo do Coelho, 3º distrito de Nova Friburgo. A maioria deles é associado à Amorango, Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo fundada no início de 2008. No próximo mês, alguns produtores flumineses devem realizar uma visita técnica a lavouras gaúchas, resultado da parceria entre a Emater-Rio e a Emater/RS-Ascar. A produção é em larga escala; são produzidas cerca de mil toneladas por ano que são vendidas para todo o Estado. Segundo dados atualizados da Emater-Rio divulgados esta semana, a produção colhida é de 1.227,80 t e a área de cultivo de 48 ha.
Após o lançamento oficial da marca Amorango, do slogan e das embalagens padronizadas, a fruta foi incluída entre as atividades incentivadas pelo Programa Frutificar, da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária. Além disso, a Amorango conquistou em 2013, o registro de marca coletiva concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), uma referência nacional que representa a confiabilidade por parte do consumidor de um produto que passou pelas melhores práticas desde o princípio da produção até a colheita. A associação tem hoje Fernando Lima Hottz como presidente.
As mudas utilizadas pelos produtores de Nova Friburgo são chilenas e uma das variedades produzidas é a Camino Real, que tem como característica morangos grandes e firmes, com epiderme e polpa vermelho-escura, com sabor diferenciado. Dos 20 produtores da cidade, a maioria é associada à Amorango e outra pequena parte é de produtores de morango orgânico vinculados à Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro).