PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Regina Lo Bianco registra de uma forma singular há cerca de 20 anos  o belo cenário natural  de Nova Friburgo

Rio Bonito de Lumiar por Regina Lo Bianco

Regina Lo Bianco registra de uma forma singular há cerca de 20 anos o belo cenário natural de Nova Friburgo


Sensibilidade e um olhar único fazem da fotógrafa friburguense a responsável por um dos mais belos e valiosos acervos fotográficos da cidade

Desde os costumes da população de uma bucólica e bela localidade como Rio Bonito de Cima aos contrates sociais   que acometem a cidade, nada passa despercebido pelo olhar da fotógrafa. São quase duas décadas registrando as belas paisagens, a riqueza arquitetônica que traz traços coloniais, costumes, tradições, cenas, momentos importantes e as mudanças na cena urbana em Nova Friburgo.As transformações do cenário de Nova Friburgo nos últimos 15 anos, principalmente no Centro da cidade, causaram um impacto no olhar da fotógrafa. O charme, a história e as tradições deram lugar à poluição visual com ocupações desordenadas em algumas localidades. A dificuldade de se fotografar Nova Friburgo como antigamente levou Regina a registrar algumas cenas com o objetivo de chamar atenção para as  drásticas mudanças.

 Apesar disso, ainda há muito charme e beleza a serem mostrados pelas lentes da fotógrafa. Um destaque para a bela região de Rio Bonito de Cima, local que mesmo com o passar dos anos preserva um ambiente rural onde a comunidade se concentra como em uma pequena vila com costumes que preservam algumas tradições e características históricas. Tudo isso é retratado de uma forma singular. A sensibilidade aliada ao olhar privilegiado da artista é um convite para uma nova visão dos costumes, paisagens, das diferentes comunidades e estilos de vida, das mudanças de cenário e das belezas naturais de Nova Friburgo. Os registros além de preservarem e enaltecerem a memória de Nova Friburgo, compõe hoje um dos  mais belo e rico acervo fotográfico da cidade.

Para quem quer se deleitar  um pouco com essas  paisagens, atualmente a artista expõe fotos de Rio Bonito de Cima no Bar e Restaurante Bode Expiatório, que fica na Praça Getúlio Vargas n° 196, sobrado-Centro- Nova Friburgo-RJ. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta de 12h às 16h e 17 às 21h - sábados 12h às 16h.

 Confira uma entrevista exclusiva com a fotógrafa:

Como e  quando surgiu a idéia de fotografar Nova Friburgo?

 Regina Lo Bianco- Nos últimos 17 anos concentrei boa parte do meu trabalho sobre o registro de importantes aspectos da cidade de Nova Friburgo. Frequentava o Pró Memória, conversava com Tereza Barroso e observando fotos antigas, percebi que a cidade se transformava rapidamente. Decidi então produzir uma documentação fotográfica em torno de questões ligadas a arquitetura, costumes e ecologia.

Gostaria que você falasse um pouco sobre o seu livro publicado "Nova Friburgo-Brasil" que reúne uma rica documentação fotográfica sobre o município.

 Regina Lo Bianco- O livro foi editado na Suíça e lançado em Nova Friburgo em 2005. Está praticamente esgotado. Na Casa Suíça (Queijaria Escola) , mês passado tinham 3 exemplares... O projeto do livro foi idealizado por Martin Nicolin e Dr. Herótodo Bento de Mello.Realizado pela  Association  Friboug - Nova Friburgo.

Hoje você possui o maior e mais belo acervo digital de Nova Friburgo, que tipos de  fotos compõe esse acervo?

 Regina Lo Bianco- Meu acervo retrata a evolução da trama social da cidade e seus efeitos muitas vezes "perverso". Meu olhar está atento: procuro descobrir lugares, pessoas, construções, paisagens e comunidades que ainda são desconhecidas. Não é só a beleza da cidade que me chama a atenção. Os contrastes me preocupam e são registrados também. A minha intenção é preservar a memória e também divulgar o que temos de melhor: As belezas naturais!

 

 

 

 

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade