
Três Picos-Foto: Regina Lo Bianco
Parque Estadual dos Três Picos: um convite a contemplação da natureza
No local, é possível acampar, escalar e contemplar uma das mais belas vistas da região
Um belo cenário natural, uma das melhores infraestruturas hoteleiras do Estado, um clima agradável e uma rica e diversificada gastronomia; tudo isso faz de Nova Friburgo destino certo para turistas de várias partes do Estado e do País. Mas nós vamos falar sobre os friburguenses que fazem turismo em Nova Friburgo, valorizando a economia interna. Afinal, o belo cenário natural da cidade e os pontos turísticos não são privilégio apenas de quem vem de fora, mas também de quem, sendo ou não friburguense, escolheu morar aqui e desfrutar disso tudo diariamente.
Emoldurada pela Mata Atlântica, a cidade, oferece passeios que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais e é rodeada por belas montanhas. São mais de dez picos que formam um dos mais belos cenários do Estado. Em destaque, o Parque Estadual dos Três Picos, um dos principais atrativos da cidade e da região. Criado em 2002, o Parque é a maior Unidade de Conservação ambiental de Proteção Integral do Estado, abrangendo cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim; cerca de dois terços encontram-se em Cachoeiras de Macacu, e o restante entre os outros municípios.
Benildo Campos Tuler, administrador de empresas e amante da natureza de Nova Friburgo fala sobre a importância de quem mora aqui, valorizar e prestigiar os belos locais da cidade. " Me considero um "Friburguista da gema" e agradeço por viver em um lugar de tantas belezas naturais. Destaco os Três Picos em Salinas, simplesmente único. Tem seu próprio micro clima, paredões de rocha comparáveis aos melhores do mundo para a prática de escalada, florestas repletas de plantas e animais exóticos, riachos com a mais pura água. Seja para prática de esportes, ou contemplação, convido você friburguense a conhecer este e tantos outros recantos que tornam Friburgo.. " parada de um caminho...á caminho do céu ".
Um pequeno guia do que se fazer no local :
Escaladas: o parque é um dos mais importantes pontos de escaladas do Brasil. Destaque para o Pico Maior.
Observação do Céu: Para quem gosta de observar o céu, o local é um verdadeiro convite. Longe da iluminação artificial e a cerca de mil metros de altitude, é possível ter uma visão privilegiada das estrelas.
Caminhadas e Ecoturismo: Opção para todos os gostos: desde pequenos passeios até caminhadas de nível médio a difícil. Da entrada do parque, uma primeira caminhada de uma hora leva ao Vale dos Deuses, ótima área para se acampar e curtir a natureza.
Gastronomia: Em Nova Friburgo, o parque conta com dois restaurantes: um que oferece uma deliciosa comida feita no fogão à lenha e outro, especializado em trutas.
-O restaurante João e Maria oferece comida caseira feita no fogão à lenha.
Como chegar: Para quem vem de Nova Friburgo, entrar à esquerda depois do CEASA. São cerca de 16 km de estrada asfaltada até o restaurante. O local funciona de terça a domingo das 11:30 às 15:30.
-O restaurante Arco Íris é especializado em truta. O proprietário do estabelecimento tem tanques para a criação do peixe no próprio local. O horário de funcionamento é de 12h às 19h às sextas, sábados, domingos e feriados.
Como chegar: Seguindo pela estada de São Lourenço, entrar na direção do Instituto Ibelga. Após a entrada do Instituto, seguir por mais 2 km e virar à esquerda. Informações (22) 2543-3666 ou (22)992237168 .
Principais trilhas da região
Cabeça de Dragão: linda caminhada para o cume da montanha (2.082 m). Proporciona uma bela vista das pedras do Pico Maior, Capacete e Caixa de Fósforo além dos vales do Jaborandi e Frades. Duração aproximada: 2 horas de caminhada
Pico Menor (1.900 m): A trilha é muito difícil, com trechos íngremes. Do cume da montanha é possível admirar o mar.Duração aproximada: 3 horas
Mirante do Capacete: Também conhecida como Rodolfo Chermond (lendário montanhista do Rio de Janeiro) a caminhada leva à base da montanha do Capacete de Salinas (2.197 m). Do topo avista-se todo o Vale dos Três Picos, além da Serra do Caledônia. Duração aproximada: 1 hora e meia
Vale dos Deuses: Caminhada moderada pelo belíssimo vale entre as montanhas ado Capacete e Cabeça de Dragão. Vários córregos são cruzados e avista-se a Pedra da Caixa de Fósforos. Duração aproximada: 1 hora
Pedra da Caixa de Fósforo: A longa caminhada passa por dentro do Vale dos Deuses e após curto e íngreme trecho, chega-se à base da pedra - em forma de caixa de fósforos. Duração aproximada: 2 horas
Pedra da Mariana: Belo caminho para atingir o topo da Pedra da Mariana, de onde se avista o Vale dos Três Picos, a Serra da Caledônia e a Fazenda Campestre. Duração aproximada: Uma hora e meia.
Como começo das caminhadas, o ponto de partida é a localidade conhecida como "Casa do Português" com altitude de 1.570 metros. Quem for fazer as caminhadas e não conhece o local, aconselhamos que os trajetos sejam feitos com guias.
Onde obter informações sobre o Parque:
O parque funciona diariamente entre 8h e 17h, a entrada é franca.Para quem quiser solicitar guias cadastrados e informações, a sede administrativa do Parque fica em Cachoeiras de Macacu e funciona das 9h às 17h. O telefone é (21) 2649-6847.
Como chegar no Parque
Tomar a RJ 130, (estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis). Seguir por Campo do Coelho (3° distrito de Nova Friburgo); passar a Queijaria Suiça, em Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, estará o Mercado do Produtor Rural (Ceasa). Neste ponto, diminuir a velocidade pois, logo em seguida, antes da próxima curva, haverá a entrada para os Três Picos, à esquerda - há uma placa com os dizeres "Barracão do Mendes, Salinas, Ibelga, Circuito Três Picos". Daí, seguir a partir da indicação acima. Boa chegada!
Para quem quer ir de ônibus, a linha São Lourenço sai praticamente de hora em hora do Terminal de Integração no Centro de Nova Friburgo. Para outras informações, o telefone da rodoviária urbana é (22) 2523-1890.