PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Morre Ariano Suassuna. O escritor batizou por 5 anos o Teatro Municipal de Nova Friburgo

Morre Ariano Suassuna. O escritor batizou por 5 anos o Teatro Municipal de Nova Friburgo


O Teatro Municipal de Nova Friburgo foi batizado com o nome do escritor Ariano Suassuna na sua fundação, em 2008

Autor de peças, romances, contos e poemas, com muitas adaptações para a TV e o cinema, Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, e mudou-se com a família para Recife em 1942. Em 1946, iniciou o curso de direito na Faculdade de Recife, onde conheceu Hermilo Borba Filho, com quem viria a fundar o Teatro do Estudante de Pernambuco. No ano seguinte, ele escreveu sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol.

Desde 1990 ele ocupava a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o barão de Santo Ângelo. Ele também integrava a Academia Paraibana e a Academia Pernambucana de Letras. A obra de Suassuna é tema recorrente da cultura popular brasileira. No Carnaval de 2013, o Auto da Compadecida foi tema do samba enredo da escola paulistana "Pérola Negra". O mesmo já havia ocorrido em 2002, quando o escritor foi tema da escola carioca Império Serrano, e em 2008, da paulistana Mancha Verde. Ele era torcedor fanático do Sport Club do Recife. 

O escritor paraibano Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira (23) aos 87 anos, em Recife. Ele estava internado desde segunda-feira no Real Hospital Português, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. 

Nova Friburgo prestou uma homenagem ao escritor ao inaugurar o Teatro Municipal  com o nome de Ariano Suassuna,  que esteve presente na abertura: 

Quando o Teatro Municipal foi inaugurado (em 2008) Nova Friburgo prestou uma homenagem ao escritor ao batizar o local  com o nome de Ariano Suassuna. Mas a homenagem teve que ser revista  pois a lei vigente não permite que uma pessoa ainda viva dê nome a um patrimônio público. A lei que é de 1977, havia sofrido uma alteração em 2008 mas voltou a vigorar em 2011, proibindo novamente a atribuição a logradouros e monumentos públicos o nome de pessoas vivas, sem exceções

A inauguração do Teatro Municipal Ariano Suassuna aconteceu no dia  27 de setembro de 2008. O encontro, aberto ao público, foi marcado pela presença do grande dramaturgo, romancista, poeta e também defensor da cultura brasileira.

No dia 6 de abril de 2013, foi publicado no Diário Oficial do município a lei que mudou então o nome do Teatro Municipal de Nova Friburgo.  A partir da  data, o teatro passou a se chamar "Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura", ex-diretor do Jornal A Voz da Serra que faleceu no dia 03 de fevereiro  de 2013. O Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, dispõe de 564 poltronas, sendo 40 cadeiras para obesos e 12 cadeiras móveis, para companheiros de cadeirantes, estacionamento próprio e uma Galeria de Arte.com saude

PUBLICIDADE

Publicidade