
Tapete da Euterpe Friburguense-Foto: Wildner Reis
Esse ano, 77 tapetes foram confeccionados desde as 6 horas da manhã de ontem.
A beleza, o tema e o colorido dos tapetes chamou a atenção de quem passou ontem pelo local
Centenas de pessoas passaram ontem pela Avenida Albrto Braune para conferir os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Esse ano foram confeccionados 77 tapetes, que começaram a ganhar forma desde as 6 da manhã de ontem. Em uma demonstração de fé e amor, a confecção contou com a ajuda de dezenas de voluntários. Todos os tapetes seguiam o tema deste ano: "Liberdade e Dignidade Humana".
Após as 14h, começou a concentração para a Santa Missa na Paróquia de São Bento. A celebração começou às 15h com o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de procissão sobre os tapetes na Avenida Alberto Braune que reuniu mais de 5 mi católicos. As atividades foram encerradas por volta das 18h.
Em Nova Friburgo, o evento começou há, aproximadamente, 100 anos, no Colégio Anchieta e a partir de 1969 se estendeu pela General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral de São João Batista. Em 1974, os tapetes foram transferidos para o trajeto atual.
O Corpus Christi foi instituído em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV e significa "Corpo de Cristo". Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem o objetivo de celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, por meio da Bula "Transiturus" estendeu a festa para toda a Igreja.