
Painel NovaFriburgo- Arte-Marcelo Ment -Andre Kajaman-Diego Monnerat-Foto-Hélio Melo
13° edição do Festival de Inverno do Sesc acontece de 26 de julho a 10 de agosto
Exposições inéditas de nove grafiteiros serão uma prévia do Festival e mudam o cenário de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo
A arte urbana invade a serra carioca na 13 ª edição do Festival Sesc de Inverno de 26 de julho a 10 de agosto. Para dar um gostinho do que será o festival - que terá shows, espetáculos teatrais, exposições e muito mais-, os grafiteiros Airá Crespo e Rafo Castro, com mais sete artistas visuais, entre eles, vários de reconhecimento internacional, fizeram imensos painéis nas unidades do Sesc em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. As atrações do evento vão ocupar as ruas e paredes das cidades.
O Festival Sesc de Inverno, maior evento cultural da Serra Fluminense, se inspira, em sua 13ª edição, no tema "Arte de Rua". Do dia 26 de julho até 10 de agosto, o Sesc ocupa, com arte urbana, as ruas e construções das três maiores cidades da Região Serrana, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Ou seja, a expressão artística mais representativa das metrópoles estará presente em cada canto destes municípios. E 80% das atividades do Festival Sesc de Inverno serão gratuitas, realizadas em espaços públicos, visando a maior proximidade e interatividade com as plateias. Para dar um gostinho do que vem por aí, o público já pode apreciar três belos painéis inéditos, feitos exclusivamente para o evento, que acabam de ser instalados no Sesc Quitandinha, no Sesc Teresópolis e no Sesc Nova Friburgo.
Uma prévia sobre arte de rua com a ação cultural "Painéis temáticos para o Festival de Inverno 2014", espaço de experimentação e conexão coletiva de diversos grafiteiros em três painéis - um em cada unidade do Sesc nas cidades da Região Serrana. Cada painel possui a dimensão de 8,80 m x 3,20 m e está disponível à visitação pública e gratuita. Vale a visita para contemplar o trabalho artístico em cada município. "É fundamental para mostrar a revitalização das cidades através da arte. No meu caso, comecei a grafitar após a tragédia em que morreram centenas de pessoas em Friburgo com os deslizamentos. Foram construídos muitos muros de contenção e eles eram escuros e feios. Resolvi apagar aquelas dores com cor" - comenta Diego Monnerat sobre o painel exposto no Sesc Nova Friburgo.
Arte de rua - O movimento começou no final da década de 60, em Nova Iorque, e chegou ao Brasil no final dos anos 70, em São Paulo. Hoje a corrente artística faz parte da identidade visual das grandes cidades. Contextualizada por ações individuais e coletivas, a arte urbana possui papel fundamental na democratização da arte e explora a interação e o diálogo entre diversas linguagens artísticas, como teatro, artes visuais, música, cinema, literatura e dança, através de oficinas, palestras, exposições, shows, apresentações e espetáculos teatrais. Todos visando estimular a inclusão social e cultural, a formação de plateias e o estímulo à reflexão e à transformação social.
A programação oficial do evento será divulgada em breve e você poderá conferir aqui.
Exposição "Painéis temáticos para o Festival de Inverno 2014"
Sesc Nova Friburgo
Grafiteiros: Diego Monnerat (local), Marcelo Ment (convidado), André Kajaman (convidado).
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 231.
Telefone: (22) 2543-5000.
Horário: Ter. a sex. de 7h às 21h. Sab., dom. e fer. de 9h às 18h.
Classificação etária: livre.
Valor: gratuito.