PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
O encontro dos rios Macaé e Bonito, em Lumiar é  berço de grandes talentos da canoagem brasileira

Passeios de Jeep-Foto: Divulgação

O encontro dos rios Macaé e Bonito, em Lumiar é berço de grandes talentos da canoagem brasileira


O local ocupa um dos primeiros do ranking do estado do Rio de Janeiro quando o assunto é a prática do rafting

Nova Friburgo sempre revelou talentos na canoagem. A topografia favorável tornou o distrito de Lumiar um dos berços do esporte no país. O encontro dos rios Macaé e Bonito  forma corredeiras perfeitas para a prática da canoagem e do rafting e é um dos locais mais procurados por turistas de todo o país para a prática dos esportes,  fomentando o turismo na região, que é considerada  um verdadeiro  polo de atividades  de aventura e ecoturismo, que  são sempre  conciliados a boas pousadas e a rica gastronomia da região.

Diversos campeonatos já foram realizados na região, proporcionando um verdadeiro espetáculo ao público e aos participantes. Canoístas de diversas partes procuram o distrito de Lumiar  para desbravar e curtir as fortes corredeiras do famoso encontro dos rios, considerado no verão; quando o rio fica cheio;  um dos melhores do país.  

O local ocupa um dos primeiros do ranking do estado do Rio de Janeiro quando o assunto é a prática do rafting e atraiu de dezembro de 2013 a maio 2014 milhares de turistas. Segundo Heberson Lamblet, presidente da Africa - Associação Friburguense  de Canoagem, a média é de 100 turistas por fim de semana e nos feriados e férias o número chegava a triplicar. Ainda segundo ele, os atletas formados pela Associação são destaques em campeonatos  a nível nacional.

A Associação Friburguense de Canoagem (AFRICA), fundada em 1984, foi uma das primeiras equipes do esporte no Brasil. O Lumiar Aventura foi fundado em 1995 e além do  rafting oferece também outras atividades com o rapel, jeep tour, o trekking, que  é mais procurado no inverno e oferece ao praticante vários percursos para que ele possa  desfrutar de belas  trilhas em meio ao que há de mais belo na região,  o  arvorismo (canopy); atividades em meio a Mata Atlântica no topo das árvores, proporciona uma  aventura mágica e contemplativa no coração da floresta; o rapel de rocha e de cachoeira, onde o  público é convidado a momentos de  fortes emoções em paredões de rocha com ou sem água. Todas as atividades são praticadas com equipamentos de alto padrão de segurança. As duas organizações são hoje  referência em Turismo de Aventura em todo o país.

De todos os esportes oferecidos pelo Lumiar Aventura, o rafting é o mais procurado. A prática da atividade proporciona momentos únicos ao praticante que não precisa ter experiência, basta a vontade de viver momentos de adrenalina que podem ser compartilhado com amigos e familiares; uma aventura de tirar o fôlego com procedimentos de segurança de padrão internacional.

 

PUBLICIDADE

Publicidade