PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Acordo permite abertura de supermercados na terça-feira de carnaval

Acordo permite abertura de supermercados na terça-feira de carnaval


Empresas devem assinar termo de adesão à convenção coletiva

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio firmaram acordo que autoriza mercados e supermercados de Nova Friburgo e municípios vizinhos a abrirem no feriado de terça-feira de carnaval, 13 de fevereiro. Para funcionar, as empresas têm que homologar termo de adesão à convenção coletiva junto às duas entidades.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, destaca que os supermercados compreendem um ramo essencial, cujo fechamento gera transtornos para a rotina da população. Ele observa que, para chegar ao acordo, os sindicatos consideraram também a questão do turismo, uma vez que a Região Serrana recebe grande número de visitantes no período do carnaval.

“Acatamos pedido de donos de empresas porque sabemos que a maioria dos consumidores aprova a ideia de encontrar mercados abertos. Lembramos que a medida não obriga ninguém a nada e que o funcionamento será facultativo, assim como acontece em todos os feriados previstos na nossa convenção coletiva”, ressalta.

Braulio Rezende comenta que a regulamentação do termo de adesão é um processo fácil e rápido, que toma pouco tempo das empresas. Por outro lado, se revela importante na proteção dos direitos dos empregados do setor.

“Chamamos atenção dos empresários para que não deixem de oficializar o termo de adesão, nos sindicatos patronal e laboral, de modo a reforçar seu compromisso com as determinações do instrumento coletivo quanto às garantias trabalhistas dos comerciários”, insiste ele.

Os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio e precisam seguir a convenção coletiva de Nova Friburgo em sua integralidade.

 

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade