
Siga Antenado abre agenda para instalação de kits gratuitos de parabólica
Em Nova Friburgo, 9,2 mil famílias poderão ser beneficiadas
Com a chegada do sinal digital, as antenas parabólicas instaladas precisam de um kit de adaptação que custa cerca de R$ 1.000,00 no mercado. No entanto, famílias de baixa renda, cadastradas em programas sociais do Governo Federal, podem receber os equipamentos e suas facilidades gratuitamente. Basta que, para isso, procurem os canais de atendimento da "Siga Antenado" - instituição não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel de apoiar a população de baixa renda na migração do sinal de TV para parabólicas tradicionais (Banda C) e para o sinal das antenas parabólicas digitais (Banda Cu).
A substituição é necessária porque, em breve, os pratos tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não o substituir pelo novo satélite digital não poderá mais assistir TV. Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for acionada em sua cidade ou região. Como o sinal 5G é transmitido na mesma frequência da antena parabólica tradicional, garoa, chilrear, a imagem pode congelar e até ser interrompida. Famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que sejam beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.
Em Nova Friburgo, estima-se que cerca de 9,2 mil fanílias serão beneficiadas. Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br , com o número do CPF ou NIS em mãos