PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade

Casa de Galdino do Valle

foto: Raphael Pinheiro

Casa de Galdino do Valle


Galdino foi o criador do Dia das Crianças no Brasil!

A casa do Galdino do Valle foi construída no início do século XX quando foi aberta a Avenida Comte Bittencourt. As duas avenidas foram pensadas inicialmente pelo Conde de Nova Friburgo, quando ele foi fazer a construção da estrada de ferro de Cantagalo, no trecho que passava dentro de Nova Friburgo. Esta abertura aconteceu perto de 1870 e a casa é do início do século XX.
O Galdino viveu na casa desde a construção, no início do século XX, a partir da década de 10 até a morte dele. A casa não é tombada nem pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural) e nem pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Público), mas é tombada pelo município, através da Fundação Dom João VI.
A estrutura original do casarão segue intacta e não foi alterada pela família, mantendo cômodos como a biblioteca e o escritório do político friburguense. O estilo arquitetônico é eclético, misturando o estilo vitoriano com o Queen Anne (estilo barroco inglês adotado durante o reinado de Ana da Casa Stuart).
O espaço não é aberto à visitação, pois a família preserva o local e ainda passa temporadas na casa.
Dois irmãos, parentes do Galdino, que estão à frente da manutenção do local, o Paulo do Valle e a Gilda do Valle. O Paulo faleceu, e hoje a Gilda é quem vem mais ao local e cuida do casarão. Ela vem com uma certa frequência. O Paulo já ficava mais e passava temporadas aqui. Outros membros da família usam como casa de veraneio. O espaço nunca foi aberto para a visitação.
Galdino do Valle Filho é uma das figuras mais importantes da história política de Nova Friburgo. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito, deputado estadual e federal, foi autor do projeto de lei que instituiu o 12 de outubro como o Dia das Crianças no Brasil, teve papel decisivo no processo de industrialização do município, entre outros feitos.

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade
www.altarede.com.br