PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Mesa Brasil Sesc RJ distribuirá 5 toneladas de alimentos a quem precisa em Nova Friburgo

Foto: divulgação SESC

Mesa Brasil Sesc RJ distribuirá 5 toneladas de alimentos a quem precisa em Nova Friburgo


Distribuição começa nesta quinta-feira na Praça do Suspiro

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ distribuirá, nos meses de abril, maio e junho, 50 toneladas de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social em 22 municípios fluminenses. Dentre eles, Nova Friburgo foi contemplado com 5 toneladas de alimentos. Na cidade, a entrega acontecerá nesta quinta-feira, 22, às 14, na Praça do Suspiro. Iniciativa do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) com apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), a ideia do projeto é levar esperança nesse tempo de pandemia.

As doações integram a campanha Rio de Mãos Dadas, também desenvolvida pelas entidades. O conteúdo das doações são cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) de propriedades rurais que integram o Mesa no Campo. Para o projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial - ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais cadastradas, que fazem a distribuição para o público final.

“Essa agenda de distribuição de alimentos tem como objetivo fazer frente ao cenário que estamos vivendo nesses primeiros meses do ano. Além da queda nas doações recebidas por ONGs e outras entidades, há um crescimento no número de pessoas que perderam suas fontes de renda por conta do recrudescimento da pandemia do Covid-19 e as medidas restritivas adotadas para conter a propagação do vírus. O Sistema Fecomércio RJ, por meio do programa Mesa Brasil Sesc RJ, tem o compromisso de ajudar essas pessoas, muitas delas trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo”, diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

Retomada da confiança - Além das doações, a campanha Rio de Mãos Dadas engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses, sob o impacto dos efeitos da pandemia de Covid. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas em vários pontos da capital do Rio de Janeiro e depois seguirão para o interior do estado. 

Saiba mais sobre o Mesa Brasil Sesc RJ – O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidade, como Só em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas em 49 municípios do estado.

PUBLICIDADE

Publicidade