PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Ecoturismo em Nova Friburgo é destaque no estado do Rio de Janeiro

Foto: site PMNF

Ecoturismo em Nova Friburgo é destaque no estado do Rio de Janeiro


Cachoeiras, trilhas e acampamentos fazem parte das atrações

Apesar de crescer cada vez mais em indústrias, prédios comerciais e casas, Nova Friburgo ainda é destaque quando o assunto é ecoturismo. Com mais de 40 mil hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica, a cidade oferece passeios ecológicos de fácil acesso, seguros e que ainda promovem a vida saudável dos friburguenses e turistas.

Desde cachoeiras a acampamentos, Nova Friburgo é referência no estado do Rio de Janeiro com o Poço Feio, toda região de Lumiar e ainda a maior pedra da Serra Mar: o Pico Maior dos Três Picos, que começa em Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro. Além disso, o Parque Estadual dos Três Picos, também conhecido como Salinas, é classificado pelos escaladores como "terra da escalada tradicional no Brasil".

Entre inúmeras pedras que disponibilizam passeios ecológicos, a Pedra do Cão Sentado é a mais característica da cidade e, por justamente ter o formato de um cão de guarda, virou símbolo do município. Localizado em Furnas do Catete, o parque onde se encontra o monumento conta com uma trilha bem sinalizada, lagos, paredões de pedras e grutas exóticas.

Duas práticas que também chamam atenção no ecoturismo da cidade são a canoagem e o rafting. Isso se deve ao fato dos rios da região terem a topografia favorável para a prática desse tipo de esporte, principalmente no verão, quando enchem e as águas ganham mais volume e velocidade. Com isso, a prática do esporte agrega aventura e, claro, um grande espetáculo para quem assiste.

Já fora do país, representado pelas obras do Jardim do Nego, o ecoturismo da cidade foi destaque na Alemanha. Localizado em Campo do Coelho, o ponto turístico possui esculturas em pedras que já foram exibidas no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e na Feira de Artes de Nova Friburgo. Muitas das peças esculpidas foram adquiridas por alemães e algumas estão expostas no Museu de Stuttgart, na Alemanha.

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade