
Foto: Berberts
Comércio poderá funcionar no feriado de 7 de setembro
Empresas precisam assinar termo de adesão à convenção coletiva da categoria
Na próxima segunda-feira, 7, feriado da Independência do Brasil, as lojas de Nova Friburgo e cidades vizinhas poderão funcionar normalmente. A decisão foi firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. O intuito é contribuir para redução dos prejuízos acumulados com o fechamento dos negócios por quase quatro meses devido à pandemia.
Para quem quiser aderir o feriado, Braulio Rezente, presidente do Sincomercio, esclarece: “Nosso acordo dá liberdade de escolha aos empresários: são eles que optam por abrir ou não suas lojas. Quem abre costuma registrar bom movimento de vendas, mesmo porque Nova Friburgo é importante destino turístico e recebe muitos visitantes em feriados e fins de semana prolongados”.
Já as lojas que decidirem funcionar, a convenção coletiva estabeleceu a necessidade de assinatura de termo de adesão para garantir o funcionamento das empresas do setor.“Os empresários devem formalizar termo de adesão à nossa convenção, com vistas a regulamentar o funcionamento em datas e horários diferenciados e a preservar os direitos trabalhistas”, acentua Braulio Rezende, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Feriados
Em outubro, o comércio poderá abrir no dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Em novembro, a convenção libera o funcionamento nos dias 02, Finados, 15, Proclamação da República, e 20, feriado estadual de Zumbi dos Palmares.
Os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio que precisam seguir a convenção coletiva de Nova Friburgo, em todas as suas cláusulas, são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.