PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Simpósio discute avanços e benefícios da tomografia computadorizada de 128 canais

Foto: Daniel Marcus

Simpósio discute avanços e benefícios da tomografia computadorizada de 128 canais


Evento reuniu cerca de 30 especialistas de Nova Friburgo e região

Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área. Para debater o assunto, a Radiológica, clínica de diagnósticos por imagem em Nova Friburgo, convidou cardiologistas e clínicos de toda a região para o I Simpósio sobre Tomografia Computadorizada de 128 canais. Reunindo cerca de 30 especialistas, entre eles o palestrante PhD, Clério Francisco de Azevedo Filho, o evento ocorreu na noite da última quarta-feira, 8, no restaurante Malagueta, no Cônego.

Durante o encontro, o especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e instrutor médico no Departamento de Medicina da Duke UnivertySchool, nos EUA, Dr. Clerio Francisco de Azevedo Filho, falou sobre os benefícios para pacientes e médicos, da utilização da Tomografia Computadorizada do Coração com escore de cálcio e a Angiotomografia Computadorizada das Coronárias. ''Este exame surgiu na cardiologia há aproximadamente 20 anos, mas vem se desenvolvendo muito, sendo cada vez mais usado e tendo um papel cada vez maior na cardiologia. Os clínicos estão se acostumando e aprendendo quando e em quais pacientes utilizá-lo'', afirmou.


Ainda segundo Dr. Clério, muitos são os benefícios proporcionados pelo novo aparelho.  ''A tomografia computadorizada de 128 canais torna possível um exame antes inimaginável, a angiotomografia do coração, evitando o  cateterismo, que é um exame invasivo'', disse ele, explicando que: ''A angiotomografia serve para observar nitidamente a parte interna e externa, diâmetro e comprometimento dos vasos sanguíneos, evidenciando com clareza a presença de placas de cálcio ou de gordura nas coronárias, e também serve para visualizar o fluxo sanguíneo cerebral, ou em qualquer outra área do corpo, como pulmão ou rins, por exemplo''.

Para o cardiologista Dr. Victor Fernandes, o equipamento representa um grande avanço da medicina. ''O tomógrafo que temos hoje em Nova Friburgo é um dos mais modernos do mundo. Ele possui 128 canais e faz cortes muito precisos, o que nos permite fazer estudos de vasos muito pequenos, como o do coração e do cérebro'', disse ele. Para Victor, desde que começou a ser utilizado, o tomógrafo de 128 canais trouxe algumas mudanças na rotina de médicos e pacientes. ''Por conta da precisão desse aparelho, identificamos lesões e definimos os melhores tratamentos para cada paciente de forma rápida, o que proporciona maior conforto, e segura. Há ainda outra vantagem: a baixa dose de radiação, comparada a aparelhos mais antigos'', disse.

Dr. Victor falou também sobre a importância do encontro para a comunidade médica. ''É um grande prazer participar de um evento como este, com um palestrante internacional, especialista em exames como a ressonância cardíaca magnética e a angiotomagrafia. Isto é, exames que não tem invasão ao paciente e trazem grandes dados, os quais não conseguiríamos com outros métodos. Este encontro é uma excelente oportunidade para tirar dúvidas sobre esses procedimentos, conhecer outros colegas e trocar experiências'', pontuou.

Cardiologista de renome em Nova Friburgo, Dr. Raul Rosado Feijó, também falou sobre os benefícios para os médicos e pacientes, desde a chegada do tomógrafo de 128 canais, em 2017, à Nova Friburgo. ''O canal significa o número de informações por segundo que o aparelho gera. Então, um aparelho de 32 canais gera 32 informações por segundo, o de 64 canais, 64 informações e o de 128 canais, 128 informações. Portanto, para coletar imagens do coração, que é um órgão que nunca para, é necessário um aparelho com capacidade de geração de informação mais alta, como o de 128 canais. Ele faz um exame de avaliação anatômica da coronária e depois dele, só o cateterismo, que é um exame muito mais invasivo, com riscos de arritmia, endocardite, alergia medicamentosa, entre outros'', pontuou.

Questionado sobre a importância do evento, Raul foi enfático: ''Em medicina aprendemos todos os dias. Acho fundamental esse tipo de reunião para debatermos o assunto e trocarmos experiência. Nova Friburgo vem se destacando e hoje somos um centro de referência médica para a região. Isso se deve, principalmente, a educação continuada que temos aqui'', finalizou.

Além dos exames de coração, a tomografia computadorizada permite realizar de forma precisa exames no cérebro, tórax e ortopédicos. Com a aquisição do equipamento, a Radiológica passa a oferecer o que há de melhor no mundo em radiologia aos pacientes de Nova Friburgo e de toda a Região Serrana, não sendo mais necessário o deslocamento à capital para a realização de exames. A Radiológica fica na Rua General Osório, 147, Centro. Mais informações pelo site www.radiologica.com.br ou pelo telefone (22) 2519-9191.

 

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade