CURIOSIDADES

A voz da vinheta "Brasil!", utilizada pela Rede Globo nos gols ou vitórias brasileiras no esporte, é do friburguense Edmo Zarife

Ele é dono da voz imortal do rádio brasileiro; o radialista Edmo Zarife ficou famoso pelo bordão "Brasil il il il !" que se transformou em um verdadeiro  símbolo das vitórias brasileiras no esporte, uma arte sonora que está  viva na memória emotiva do País e  que representa até os dias atuais a expressão da emoção do gol; um grito de felicidade nacional.

Nascido em Nova Friburgo, o locutor construiu uma sólida carreira e se tornou uma das maiores referências da locução brasileira. Ele  começou a carreira aos 17 anos, em Nova Friburgo onde atuou na rádio Friburgo  e em 1967, incentivado por um tio, chegou à Rádio Globo sem imaginar que permaneceria na emissora até o fim da sua brilhante carreira, em 1999, quando faleceu. Lá ele  ficou por 32 anos e apresentou vários programas, entre eles o "Super Paradão", a última atração comandada por Edmo.

Ele conquistou uma carreira sólida, impecável e como conseqüência, obteve o direito de, por mais de 30 anos, ser a identidade vocal da emissora, nas aberturas das transmissões do futebol, das chamadas de programas e da imortal vinheta "Brasil, sil, sil sil?".

A célebre vinheta foi gravada em 1968 e até hoje é usada nas partidas das seleções brasileiras de futebol, vôlei, basquete ou ainda na fórmula 1 e  a cada vitória verde e amarela mundo afora. A princípio a vinheta era usada apenas para a Copa do Mundo do México, mas imediatamente ela se popularizou, dando ao locutor o título da voz mais conhecida do Brasil.

Zarife era um amante da natureza, apaixonado por gatos, torcedor do Flamengo e tinha o Zico como ídolo. Outras paixões eram a Rádio Globo e sua cidade natal Nova Friburgo. Ele faleceu em dezembro de 1999  aos 59 anos em Niterói .

Através desse áudio recuperado e enviado para nossa produtora pelo compositor  friburguense  Giovanni Bizotto,  Edmo Zarife conta como surgiu a vinheta mais popular do Brasil e do mundo.

Outras curiosidades

SEGUNDA-FEIRA - 22 OUT 00:00

Mais detalhes

00°

00°

00°

Estação Alto das Braunes

  • INTENSIDADE

    0 mm/h

  • HOJE

    0.0 mm

  • ONTEM

    0.0 mm

  • MENSAL

    0.0 mm

  • ANUAL

    0.0 mm

UMIDADE 00%

00%

00%

Ops! Perdemos a conexão com nossa estação.
Em breve tudo estará normalizado.

Nova Friburgo Agora no seu site. Clique aqui.

NOVA FRIBURGO AGORA! - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tambora Filmes

DESENVOLVIDO POR:

topo