CURIOSIDADES

A Euterpe Friburguense é a banda mais antiga de música civil do Brasil

Além de ser a mais antiga do país,  a Banda Euterpe Friburguense  participou do comício de encerramento da campanha vitoriosa de Juscelino Kubitscheck a presidência da república em 1955, em Nova Friburgo. Depois de eleito, Juscelino tornou-se presidente de honra da Euterpe, sócio contribuinte e honorário até falecer em agosto de 1976.  A filha do ex-presidente esteve, no ano passado, na festa de 150 anos da banda, ocasião em que recebeu uma homenagem. Outra curiosidade é a história de fundação da Euterpe Friburguense.  Em 1858, um navio da marinha portuguesa deixou Lisboa com destino a Buenos Aires. Já em alto mar a tripulação foi surpreendida por uma forte tempestade. Samuel Antonio dos Santos; oficial músico e regente da Banda de Fuzileiros Navais, católico fervoroso, devoto de Santo Antônio rogou então a Deus pela vida de todos e em troca prometia, que na primeira cidade em que aportasse, pediria baixa da marinha e fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor a Santo Antônio. Em 26 de fevereiro de 1863, ele se uniu a pessoas influentes de Nova Friburgo e fundou a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, tendo como primeiro presidente o barão de Nova Friburgo. A segunda promessa se concretizou em 13 de junho de 1884, com a inauguração da capela de Santo Antônio, no Suspiro, fundada com recursos obtidos pela diretoria da Euterpe.

Em 151 anos de atividades ininterruptas, completados em 26 de fevereiro, a Euterpe Friburguense (nome em homenagem à deusa-musa grega, patrona da música e das artes)  é a banda de  música civil mais antiga do Brasil. Com um total de 160 integrantes, sendo 80 alunos na escola de música Samuel Antonio dos Santos (homenagem ao fundador), 25 membros na Banda Escola e outros 55 na Banda Sinfônica. O  maestro titular é Nelson José da Silva Neto e sua  Escola de Música (o primeiro curso profissionalizante do município) conta com  todos os cursos de instrumento de sopro e percussão, além da prática coral. Todos eles estão abertos à comunidade e são inteiramente gratuitos

A banda tem sua relevância para a cultura de Nova Friburgo e de todo do Estado reconhecida: ela foi agraciada pela Alerj em 2007 com a Medalha Tiradentes, em comemoração aos 145 anos de fundação; além de ser considerada em 2008  como integrante do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. A Banda também foi reconhecida em 2010 como uma Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

Outras curiosidades

TERÇA-FEIRA - 11 DEZ 00:00

Mais detalhes

00°

00°

00°

Estação - Alto das Braunes

  • INTENSIDADE

    0 mm/h

  • HOJE

    0.0 mm

  • ONTEM

    0.0 mm

  • MENSAL

    0.0 mm

  • ANUAL

    0.0 mm

  • 000.0 mmHg

UMIDADE 00%

00%

00%

Ops! Perdemos a conexão com nossa estação.
Em breve tudo estará normalizado.

Nova Friburgo Agora no seu site. Clique aqui.

NOVA FRIBURGO AGORA! - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tambora Filmes

DESENVOLVIDO POR:

topo