CURIOSIDADES

A Comunidade Luterana de Nova Friburgo é a mais antiga do Brasil e da América Latina

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Nova Friburgo é um marco na história do país: ela é a mais antiga comunidade protestante oficialmente organizada e autorizada a funcionar no Brasil e na América Latina. A fundação aconteceu em 03 de maio de 1824 com a chegada de imigrantes alemães.

A construção de um local para cultos em forma de templo era proibido na época, e somente em 1857 se construiu um templo. Em 1952 foi inaugurado um novo espaço, que permanece até os dias atuais.  O nome da comunidade era Deutsches Evangelische Kirche (Igreja Evangélica alemã), a denominação foi mudada depois da Segunda Guerra Mundial, quando se aboliu o termo Deutsches, adotando Igreja Luterana de Nova Friburgo. Nas décadas seguintes à construção do templo, a comunidade viveu o seu auge em todos os seus quase 190 anos de história ( no que diz respeito ao número de membros e influência na sociedade friburguense ).  Uma curiosidade da época é que entre os suíços havia muitos protestantes, que para conseguirem a condição de imigrantes tiveram que assinar um documento de renúncia à religião.  Com a chegada dos protestantes alemães, muitos se encorajaram a voltar à sua origem religiosa, que no íntimo nunca haviam abandonado.

A comunidade de Confissão Luterana deixou marcas profundas na história de Nova Friburgo: ela fez parte do processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade. No início da segunda década do século XX tem início o processo de industrialização do município, que teve como uma das principais lideranças o imigrante alemão Peter Julius Ferdinand Arp. Com o desenvolvimento industrial,  o luteranismo se fortalece. Em 1911 a Fábrica de Rendas Arp instalou-se em Nova Friburgo, trazendo muitos técnicos e operários alemães, em sua maioria protestantes. Os investidores, diretores e grande parte das pessoas envolvidas na construção das fábricas fundadas na cidade ao longo das décadas do século XX era de ascendência ou descendência alemã e pertenciam a confissão Evangélica Luterana.

No dia 03 de maio de 2014 comemoram-se 190 anos da Primeira Comunidade Evangélica Luterana filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Outras curiosidades

TERÇA-FEIRA - 11 DEZ 00:00

Mais detalhes

00°

00°

00°

Estação - Alto das Braunes

  • INTENSIDADE

    0 mm/h

  • HOJE

    0.0 mm

  • ONTEM

    0.0 mm

  • MENSAL

    0.0 mm

  • ANUAL

    0.0 mm

  • 000.0 mmHg

UMIDADE 00%

00%

00%

Ops! Perdemos a conexão com nossa estação.
Em breve tudo estará normalizado.

Nova Friburgo Agora no seu site. Clique aqui.

NOVA FRIBURGO AGORA! - 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tambora Filmes

DESENVOLVIDO POR:

topo